Dicas para trabalhar Dia da Bandeira

Olá amigos, o Dia da Bandeira está chegando e pensando nisso selecionamos algumas Dicas para trabalhar Dia da Bandeira com alunos das series iniciais.

Resumo: No dia 19 de novembro comemora-se o Dia da Bandeira do Brasil, essa comemoração passou a fazer parte da história do país após a Proclamação da República, no ano de 1889. Com o fim do período Imperial (1822-1889), a bandeira que representava o império foi substituída.

Dicas para trabalhar Dia da Bandeira

Dica 01:

  • Organize uma exposição de arte enfocando as cores e formas da Bandeira. Alguns alunos trabalharão as formas e outros as cores.
  • Aproveite a oportunidade para falar sobre a Bandeira e explorar os vários tipos de artes e texturas dos trabalhos: faça colagem com papel crepom, pintura, retalhos de EVA, casca de ovo, lixa, areia, algodão… enfim, tudo pintado com verde e amarelo.

Dica 02:

  • Se cada aluno trabalhar com uma folha sulfite, as cores e texturas separadamente, no dia da exposição você pode juntar tudo e montar uma bandeira gigante.
  • Não se esqueça de montar um belo mural onde vai expor os trabalhos (veja o exemplo a seguir, laços e enfeites de papel crepom são baratos e ficam lindos!)

Dicas para trabalhar Dia da Bandeira - 19 de Novembro.

Dicas para trabalhar Dia da Bandeira: Outras Ideias.

  • Faça um grude com farinha de trigo e água, coloque anelina nas cores verde, amarelo e azul.
  • Coloque em canequinhas, dê aos alunos um pincel de pintor e deixe o artista solta a imaginação… quem sabe no muro da escola?
  • Coloque 4 caixas de sapato cada uma pintada ou encapada com tinta guache nas cores, branca, amarela,verde e azul.
  • Distribuir revistas para as crianças procurarem folhas com as respectivas cores pedir que rasguem em pedaços bem pequenos e coloque-as nas caixas com as cores determinadas.
  • Faça um painel com papel pardo, com o desenho da Bandeira, e cole os papéis coloridos e explorar o painel. Ex: Conhece a cor Verde e o amarelo? O que você já viu na natureza que tem essa cor? Explorar também as formas: Onde posso ver o quadrado na bandeira? E o círculo?Que tal fazer a FESTA DO VERDE E AMARELO? A professora pode se vestir toda de verde e amarelo.
  • Podem ser criados jogos, brincadeiras e apresentações.
  • A comida pode ser toda verde e amarelo como pipocas com anelina dessas cores.
  • Pode haver apresentações com teatro, danças e músicas tudo falando do Brasil. Dentro da festa pode haver arrecadação de alimentos para serem doados aos “brasileirinhos mais carentes”.

Com Informações: Pra Gente Miúda.

Dicas para trabalhar Dia da Bandeira: Sugestões do Site.

Aqui em nosso site disponibilizamos algumas sugestões de plano de aula, atividades, desenhos, projetos e muito mais. Para conferir confira a seguir:

Para não estender muito a publicação estaremos deixando a lista completa neste link AQUI.


Dicas para trabalhar Dia da Bandeira:

  • Carimbo– Use papel pardo para fazer uma bandeira bem grande. Depois carimbe com as mãozinhas dos alunos nas cores verde, amarelo, azul e branco.
  • Roupas– Mande recadinhos aos pais para que no Dia da Bandeira todos venham com roupas nas cores da Bandeira.Se você tiver muitos alunos pode usar esta dica e fazer uma Bandeira humana. IDEIA:  Se vocês tiverem 18 alunos poderão fazer uma Bandeira Nacional humana no chão e fotografar do alto. Retângulo:10 crianças. Triângulo: 4 crianças. Círculo: 2 crianças.
  • Lembrancinhas– Com rolinhos de papel higiênico faça lindos porta lápis ou caneta: carimbe no porta lápis com os dedinhos das crianças. Ou faça uma pintura livre com apenas a metade da bandeira no rolinho.Fica lindo também: faça um barrado verde na parte superior e amarelo na inferior. No meio pinte de azul e aplique ou pinte as estrelinhas brancas. Escreva Brasil, meu Brasil…
  • Livro– Contar às crianças, adaptando o texto se necessário, a história A FÁBULA DAS TRÊS CORES, de Ziraldo. Depois, convidá-los a confeccionarem a Bandeira do Brasil.
  • Artes– Faça a Bandeira com colagem com tampinhas, casaca de ovo, tecido, papelão, papel crepom, forminhas de docinhos…
  • Mosaico– Picar papel nas cores da Bandeira e colar no traçado ou folha mimeografada.
  • Perfuração– Após pintar a Bandeira, faça perfuração com palitos de dentes nas formas retângulo, círculo e losango. Retire as formas com cuidado após a perfuração, e monte a Bandeira em outra folha (essa atividade permite à criança entender a sobreposição das figuras geométricas da Bandeira). Depois você pode expor as obras de arte!
  • Pintar a Bandeira: com giz de cera, pintura a dedo, guache, plasticor…
  • Modelagem– Usar massinha para fazer a Bandeira.
  • Pesquisa– Pesquise as cores da Bandeira; em revistas, procurar, recortar e colar em cartolina ou sulfite, L.P. , coisas com as cores ( pode-se fazer na classe atividade em grupos: um grupo só pesquisa o azul, o outro overde, etc. Depois socializam na roda o que encontraram. Esses achados podem ficar também em sacos plásticos).
  • Música– (Turminha maior) Ouvir o Hino à Bandeira ( explicar que mais tarde também irão aprender a cantar e entenderão certas palavras difíceis, que hoje são pouco usadas, mas que na época eram).
  • Festival– Promova um festival de bandeiras na escola. Cada criança escolhe uma bandeira e trás para a sala (time de futebol, clube, igreja…) Depois promova uma exposição com um painel com todas as bandeiras.
  • História– Convidar as crianças a observarem o céu à noite e explicar que as estrelas que aparecem na Bandeira, segundo contam, mostram como estava o céu na cidade do Rio de Janeiro no dia da proclamação da República (15 de novembro de 1889). O astrônomo (pessoa que estuda estrelas) Luiz Cruls, fez o desenho. Cada estrela representa um estado brasileiro (São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, etc). Vamos contar as estrelas? Contar em uma Bandeira. Quando foi criada, a Bandeira só tinha 2 estrelas (por que eram 20 Estados, mais a capital do País que era o Rio de Janeiro. A Bandeira atual é de 1992, quando foram colocadas as estrelas dos estados de Tocantins, Amapá, Roraima,Mato Grosso do Sul, e Rondônia. Atualmente, tem portanto 27 estrelas ( 26 Estados + Brasília).
  • Ler e explorar coma as crianças o lema da Bandeira:Ordem e Progresso. O que vocês acham que quer dizer? Vamos pensar também na nossa classe, na nossa cidade…A Bandeira está pedindo à todas as crianças e todas as pessoas: “ORDEM E PROGRESSO”.IDEIA: Como podemos ter ordem? Andando asseados, conservando os objetos, guardando tudo nos lugares, respeitamos pais e professores, chegamos à escola na hora certa, cuidamos das coisas nossas e de outros, não falta à aula, não esquece objetos, respeitamos filas e sinais, fazemos o nosso trabalho. E Progresso? Se temos ordem, temos Progresso!

Curta nossa página no Facebook: @SÓESCOLA.

    1. Poliana 11 de agosto de 2018

    Leave a Comment