Projeto Dia da Bandeira para Educação Infantil

Confira nesta postagem uma excelente sugestão de Projeto Dia da Bandeira para Educação Infantil.

Dia da Bandeira é comemorado anualmente em 19 de novembro. Esta data não é feriado nacional no Brasil. Nesta mesma data, em 1889, ocorreu a instituição da bandeira republicana nacional como bandeira oficial do Brasil.

Veja Também: Projeto Dia da Bandeira.

Projeto Dia da Bandeira para Educação Infantil

Como no Dia da Bandeira há sempre o hasteamento da bandeira e os alunos cantam o hino, é interessante que eles compreendam o que ele quer transmitir, assim, organize uma aula para leitura do hino e sua interpretação, solicitando que os alunos procurem no dicionário termos específicos e possam relacionar com o contexto.

Para os alunos da Educação Infantil, proponha a construção de uma bandeira brasileira através de colagem. Depois discuta com os alunos o significado da bandeira e de suas cores.

Para os alunos do Ensino Médio vale é importante contextualizar a inscrição “Ordem e Progresso” no centro da bandeira, abordando sua origem no positivismo de August Comte. Para trabalhar o tema você pode orientar uma pesquisa sobre esse sistema filosófico e a influência que teve no Brasil daquela época.

Projeto leitura Dia da bandeira – Projeto Dia da Bandeira para Educação Infantil

Projeto Dia da Bandeira para Educação Infantil - 19 de Novembro.

Imprima essa imagem e divida as folhas com os alunos onde os meninos irão ler uma parte e as meninas irão ler a outras, depois faça um debate entre os alunos com perguntas sobre curiosidades, tais como:

Por que a bandeira do brasil só tem uma estrela na parte superior do circulo?

R: As estrelas da Bandeira são visíveis a olho nu de qualquer local do Brasil, embora em diferentes épocas do ano! A estrela que aparece solitária sobre a faixa branca do globo celeste no centro da bandeira, ao contrário do que muito pensam, não representa o Distrito Federal. É a estrutura alfa da constelação de virgem, chamada “spica” (espiga) e representa o Estado do Pará.

Quais os significados das cores da bandeira? Sendo que pergunte cor por cor, por exemplo alguém sabe responder por que a bandeira tem a cor verde, qual o significado dela, quem souber responder dou 10 pontos.

R: VERDE: O verde tem muitos significados: era a cor da casa real de Bragança (da qual fazia parte D. Pedro I, proclamador da Independência do Brasil) e da casa Imperial Austríaca dos Habsburgos (família de dona Leopoldina, mulher de D. Pedro I, Príncipe Regente); na atualidade, há quem afirme que o verde também representaria a riqueza das nossas florestas;

R: AMARELO: é a representação poética do sol, que ilumina intensamente o Brasil na maior parte do ano. O amarelo também era a cor simbólica da dinastia dos Habsburgos. Na atualidade alguns afirmam que também representaria o ouro encontrado em solo brasileiro.

R: CÍRCULO CENTRAL EM AZUL: simbolizando a esfera celeste, representaria também as grandes viagens marítimas dos portugueses; a história do cristianismo; e a mãe de Jesus, padroeira do Brasil e de Portugal.

R: FAIXA BRANCA TRANSVERSAL: simboliza o caudaloso rio Amazonas.

Curta: @SÓESCOLA no Facebook.


Projeto Dia da Bandeira para Educação Infantil em PDF.

Sempre pensando em facilitar para vocês, resolvemos disponibilizar as Projeto Dia da Bandeira para Educação Infantil mostradas acima em PDF. Para ter acesso gratuito é muito fácil e simples, confira o link a seguir e baixe: