Dicas para que a criança aprenda lidar com a violência.

Dicas para que a criança aprenda lidar com a violência: Como evitar o bullying, ajudando uma criança a agir em face das agressões dos outros.

Às vezes, as crianças podem ser muito cruéis e expulsar sua raiva sobre outras crianças. Se você está perto, você pode intervir para evitar que seu filho se torne uma vítima de um perseguidor, mas se você não estiver presente, será a criança que deve se defender contra a agressão.

Veja Também: Estratégias para ensinar uma criança a se defender sem violência

É por isso que é importante que você o ensine a fazê-lo e lhe dê algumas estratégias que o ajudem a lidar com conflitos para que ele não se torne vítima de bullying. Confira Dicas para que a criança aprenda lidar com a violência:

Dicas para que a criança aprenda lidar com a violência.

5 chaves para que a criança aprenda como lidar com a violência

1. Ensine-o a praticar o autocontrole

Uma investigação realizada por Save the Children descobriu que cerca de 13,1% das crianças que incomodam outros fazem isso para fazer a outra criança chorar, ficar brava ou perder o controle. É uma estratégia que é amplamente utilizada por perseguidores, uma vez que, dessa forma, eles se encorajam e se sentem mais poderosos. Obviamente, ser vulnerável e ceder às provocações só piorará o problema.

Portanto, é importante que você ensine seu filho a manter o controle das provocações, por isso é provável que o perseguidor perca o interesse e pare de incomodá-lo. Você pode ensinar-lhe algumas técnicas simples de autocontrole, como contar 10 ou respirar profundamente e devagar.

2. Treine sua linguagem corporal

A linguagem corporal não serve apenas para reforçar o que a criança diz verbalmente, mas também permite que você envie uma mensagem clara e direta, sem recorrer a palavras. É uma ferramenta simples e eficaz em casos de bullying em que o agressor muitas vezes surdo para as explicações e súplicas de sua vítima, embora ele seja capaz de perceber as emoções que transmite outros pequenos por meio de sua linguagem extra verbal.

Claro, uma criança não é fácil controlar a linguagem corporal, especialmente em uma situação estressante. Portanto, é conveniente ensinar algumas estratégias simples, como manter o contato visual, regular o tom da sua voz para parecer calma e manter uma distância adequada do perseguidor, bem como uma postura vertical que denota coragem.