O que pensar antes de preparar suas atividades de alfabetização?

Nesta postagem trago para vocês algumas dicas para você que é professor. “O que pensar antes de preparar suas atividades de alfabetização?”. Confira:

Veja Também:

  1. Dicas de atividades para trabalhar a alfabetização com pequenos textos
  2. Atividades que mais tomam tempo do professor

O QUE PENSAR ANTES DE PREPARAR SUAS ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO?

O que pensar antes de preparar suas atividades de alfabetização?
O que pensar antes de preparar suas atividades de alfabetização?

1. Pense em quais competências e habilidades devem ser desenvolvidas para trabalhar as atividades lúdicas, incluindo-a em seu planejamento. Uma boa base teórica é imprescindível ao utilizar o lúdico como recurso de ensino-aprendizagem, pois todo jogo ou brincadeira tem um objetivo latente.

2. Busque formas de tornar o ensino mais atrativo e uma das alternativas é aliar o prazer e o divertimento à aprendizagem, integrando o prazer e o aprender, o saber e o fazer.

Confira também: Dicas de como trabalhar com o alfabeto móvel

3. Esteja comprometido com o desenvolvimento da criança e compreenda as suas necessidades de correr, brincar, jogar, expandir-se em vez de se tornar prisioneira por várias horas – com certeza, terá uma criança alegre e feliz. A escola deve aproveitar todas as manifestações de alegria da criança e canalizá-las emocionalmente por meio das atividades lúdicas educativas que, quando bem direcionadas, trazem benefícios à aprendizagem.

4. Tenha consciência de que o jogo fornece informações a respeito da criança, suas emoções, a forma de interagir com seus colegas, seu desempenho físico-motor, seu estágio de desenvolvimento, seu nível linguístico e sua formação moral. Divertindo-se, a criança aprende a se relacionar com os colegas e a descobrir o mundo à sua volta.

5. Leve em conta se a faixa etária do aluno condiz com o jogo que está propondo. Deve pensar também em estratégias de incluir todos os alunos no processo. Cada atividade deve ser articulada com outras para que a aprendizagem se dê progressivamente.
Assim, ao incluir no planejamento uma atividade lúdica, o professor deve adequar o tipo de jogo ou outra atividade lúdica ao seu público e ao conteúdo a ser trabalhado, para que os resultados sejam satisfatórios e alcance os objetivos propostos.

-> FAIXA ETÁRIA: Em relação à faixa etária que a alfabetização deve ser trabalhada ludicamente, de acordo com a legislação em vigor, a Educação Infantil vai até os 5 anos de idade. Depois, a criança entra no segmento do Ensino Fundamental. Entretanto, ao ingressar nesse segmento, a alfabetização lúdica não deve ser descartada. Pelo contrário, segundo o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, a meta é alfabetizar todas as crianças até 8 anos de idade, ou seja até o 3º ano do Ensino Fundamental. Então, pelo menos até os 8 anos de idade deve ser trabalhada com a criança a alfabetização de forma lúdica, com jogos e brincadeira que partam do concreto.


Se gostou da postagem,“Jogo Juntando Frutas: Trabalhar adição a partir de situações problema.” deixe sua avaliação, isso é muito importante para nós. Faça isso deixando um comentário com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta nossa página no Facebook: @SÓESCOLA.