Como se preparar e estudar em casa

Como se preparar e estudar em casa: Estudar sozinho tem lá suas vantagens, porém também traz algumas desvantagens como falta de produtividade, preguiça e desenvolver todo um longo processo. Então, como estudar em casa de maneira prática? É o que a maioria dos estudantes querem saber.

Seja estudar para um vestibular ou até mesmo para provas da faculdade, manter uma rotina de estudos em casa é a melhor forma de dominar todo o conteúdo e obter excelentes resultados nas provas, já que não existe aquelas distrações de colegas como em sala de aula.

Veja Também: 10 dicas para passar no vestibular

Mas será que existe algum segredo para estudar sozinho em casa? Será que existem algumas ferramentas que auxiliam no aprendizado?

É o que veremos a seguir.

Como se preparar e estudar em casa

Se você quer aprender como estudar em casa de maneira eficiente, confira as dicas:

Estudar em casa pode parecer super simples, mas não é. Tudo acontece quando você tenta começar a estudar. Alguém te chama, o telefone não para de tocar, você se lembra de algo importante que ficou pendente, a coragem vai embora, enfim, é uma série de imprevistos que resolvem aparecer exatamente neste momento.

Mas para evitar que tudo isso te atrapalhe e prejudique o rendimento dos seus estudos, você primeiramente precisa desenvolver os seguintes hábitos:

1 – O hábito de preparar o ambiente

Você precisa determinar um local de estudos que seja amplo suficiente, iluminado suficiente e que seja muito bem organizado. De preferência que tenha uma luz fria (luz branca), pois ajuda na produtividade e não te deixa com preguiça, ao contrário da luz quente (luz amarela).

Outra coisa é que este quarto ou espaço precisa ser silencioso o bastante para que você não tenha nenhuma interrupção. Qualquer distração pode comprometer sua concentração e aí tudo estará perdido.

Como este quarto será reservado único e exclusivamente para os estudos, você precisa desenvolver o hábito de estudar sempre no mesmo horário. Desta maneira, seu corpo e sua mente já estarão preparados para o “horário reservado para os estudos. ”

2 – Torne um hábito e não uma obrigação

Enquanto você não colocar o momento de estudar como uma prioridade em sua lista de tarefas diárias, você não conseguirá ter bons resultados nos estudos.

Estudar precisa se tornar um hábito, você precisa sentir prazer em estudar, senão você não conseguirá reter informações facilmente. Se estudar é um fardo muito pesado para você, você precisa de alguma forma tentar gostar ou se acostumar com os estudos e não pensar neles como uma terrível obrigação.

3 – O hábito de se desconectar

Todos sabemos que na realidade em que vivemos é humanamente impossível se desconectar por muito tempo. Mas o momento dos estudos precisa ser quase que sagrado, portanto nada poderá te distrair.

E quer maior distração do que redes sociais e o celular tocando a todo momento? Seu quarto de estudos precisa ficar longe de TV, internet, música e principalmente celular.

4 – O hábito de aumentar conhecimentos

Que tal desenvolver o hábito de aumentar seus conhecimentos todos os dias? Ter vontade de aprender algo novo todos os dias pode dar aquele impulso que falta pra você tornar o hábito de estudar prazeroso.

Seja curioso, se tem alguma dúvida na matéria, faça uma pesquisa detalhada. Tudo isso irá somar ao seu conhecimento, agregar muito mais valor aos seus estudos, além de te trazer muito mais motivação para aprender.

Confira: 8 Dicas para ir bem nas provas

5 – Determine recompensas

Sempre que você terminar alguma matéria importante, faça algo que você goste ou tenha vontade de fazer. Determinar momentos de descanso entre o seu tempo total para estudar, é uma forma de te incentivar e motivar a estudar mais.

A cada matéria finalizada, faça uma pausa de no máximo 20 minutos. Ouça sua música favorita, cheque as mensagens, veja vídeos engraçados e faça qualquer outra coisa que não tenha relação com os estudos.

Isso fará com que sua mente “descarregue” e retorne com muito mais leveza para aprender mais. Ao contrário de ficar estudando longas horas, onde seu cérebro se cansa e não consegue reter mais informação nenhuma.

6 – Determine metas de estudo

As metas de estudo devem andar juntas com a dica anterior. Definir metas diárias para estudar, faz com que seu cérebro saiba que tem uma tarefa muito importante para cumprir.

Porém, é importante que você crie um plano de estudos que caiba na sua realidade e rotina diária. Não adianta estabelecer metas que você sabe que nunca irá cumpri-las. Isso só te deixará frustrado e desmotivado para continuar os estudos em casa.

Confira a seguir algumas dicas para passar no vestibular sem cursinho

– Estude pelas apostilas antigas de seus colegas. O conteúdo sistematizado auxilia a organização dos estudos.
– Caso algum assunto não esteja muito claro, a internet é sempre um bom recurso. É possível, inclusive, assistir aulas de professores de cursinhos no Youtube.
– Descanso é fundamental. Estudar sozinho por muitas horas é ainda mais estressante, portanto, o tempo de descanso não pode ser desprezado.
– Se ainda estiver na escola, aproveite ao máximo seus professores do colégio para tirar dúvidas.
– Use ao máximo as provas antigas e resoluções comentadas para entender os exercícios que considera mais complicados e ver o conteúdo que costuma ser cobrado.
– Leia bem o edital das provas que vai fazer. Além de conhecer melhor o tipo de teste e as suas exigências, conhecer bem a prova deixa você mais seguro.
– Aproveite o tempo mais disponível para caprichar nas leituras paralelas. Textos críticos podem ser o diferencial na formação de opinião e no preparo das redações.

Como se preparar e estudar em casa: 5 DICAS PARA ESTUDAR EM CASA

Como se preparar e estudar em casa: Aprenda como é possível estudar em casa com eficiência

À medida que os filhos progridem na escola, é normal que a rotina fique cada vez mais puxada. Afinal de contas, novas responsabilidades se apresentam naturalmente aos estudantes com o passar do tempo, tudo para que eles saiam dali com todas as competências necessárias para se dar bem na faculdade e na vida, conquistando autonomia e independência nos estudos. O problema é que, diante disso, fugir das tarefas, não dedicando um tempinho diário para estudar em casa se torna impraticável.

Nesse cenário, o desafio consiste em aprender a se concentrar para fazer valer o esforço junto aos livros. E uma mãozinha dos pais nessa etapa é mais que benéfica. Mas o que fazer? Pois é o que você verá no post de hoje! Acompanhe nossas dicas para que seu filho aproveite ao máximo o tempo de estudos em casa e saia na frente nas provas sem prejudicar outros aspectos importantes do seu desenvolvimento! Confira:

Elaboração de metas

Principalmente no Ensino Médio, quando o número de provas para as quais os estudantes têm que se preparar aumenta consideravelmente e o ENEM paira como uma ameaça sobre suas cabeça, a organização se torna fundamental para dar conta de tanto conteúdo. Nesse caso, nada melhor que contar com metas eficazes para orientar os estudos diários e ainda manter a motivação elevada.

Assim, em vez de simplesmente estudar em determinado horário todo dia, seu filho pode elaborar uma lista com as atividades que deve cumprir a cada dia para se preparar para as provas. Para isso, ele pode se programar para periodicamente dividir o conteúdo a ser estudado no tempo que tem disponível por semana. Uma vez por mês ou a cada bimestre, então, o estudante verifica quais serão os conteúdos de cada matéria (vale perguntar ao professor e usar o livro didático da escola para se guiar) e estabelece metas. Dessa forma, ele pode ter para determinada semana, por exemplo, os seguintes objetivos:

– Ler o capítulo 8 do livro de História;

 

– Escrever um resumo com toda a matéria da prova de Geografia;

 

– Resolver 10 exercícios de Álgebra;

 

– Estudar as Leis de Newton no livro de Física.

Com esse sistema, fica mais fácil se lembrar de tudo o que tem que ser feito e ainda garantir que haverá tempo suficiente para estudar para todas as disciplinas! Acha que seu filho vai gostar da novidade?

Métodos de estudo

Não é difícil notar que há diferenças fundamentais entre estudar, por exemplo, Português ou Matemática, certo? Enquanto a primeira matéria pode exigir leituras mais demoradas, com várias releituras, elaboração de resumos e respostas escritas a perguntas subjetivas para revisar o que se aprendeu, a segunda costuma ter leituras mais rápidas, seguidas de práticas intensivas de exercícios objetivos, além de uso da calculadora (mas não do dicionário).

Desse modo, ao montar suas metas de estudos, seu filho precisa levar em conta, ainda, as etapas envolvidas no aprendizado de cada matéria, quanto tempo cada uma delas demanda e, inclusive, qual é seu nível de dificuldade naquelas disciplinas. Afinal, se matérias diferentes precisam de métodos diferentes, pessoas distintas também podem precisar se dedicar mais ou menos a matérias distintas, não concorda?

Estabelecimento de prioridades

Em meio a tanta coisa para fazer e estudar, não é raro que a rotina se embole um pouco, seja devido a um planejamento otimista demais ou simplesmente por culpa de algum imprevisto. Nessas horas, é preciso que o estudante estabeleça prioridades para saber direitinho como agir.

Se seu filho já sabe em que disciplinas tem mais dificuldade e qual tipo de método de estudo (leitura, elaboração de resumo, resolução de exercícios, discussão com colega e assim por diante) é mais eficaz para cada matéria, não vai ser difícil riscar as metas certas da lista e se concentrar para alcançar o melhor resultado diante das condições apresentadas. No entanto, cabe ressaltar que essa é uma habilidade que só surge depois de certa experiência. Por isso, quanto mais cedo os filhos aprendem a organizar seus estudos sozinhos, melhor.

Pausa para o descanso

A rotina nos últimos anos da escola é mesmo exaustiva. Não é à toa que, às vezes, os estudantes precisam simplesmente fazer uma pausa. Nesse momento, o ideal é que os pais confiem que podem respeitar o tempo dos filhos, sem colocar ainda mais pressão sobre os estudantes, que já estão pra lá de estressados. Mas além do descanso entre uma semana e outra, também é preciso fazer pequenos intervalos dentro dos próprios períodos de estudo. Isso porque nossa concentração não é constante, de forma que o cérebro pede um tempo (de 5 a 10 minutos a cada 40 ou 60 minutos de estudos) para recuperar o fôlego.

Não estranhe, portanto, se seu filho não passar a tarde inteira colado nos livros, sem nem se levantar. Muito pelo contrário, incentive-o a parar de tempos em tempos para ir ao banheiro, beber uma água e até se descontrair por alguns minutos com o bichinho de estimação da família ou uma conversa rápida com os amigos. Acredite: os estudos sairão renovados dessa pausa estratégica!

Ambiente de estudo

Mas atenção: se o intervalo regular é necessário, as interrupções certamente não o são. Assim, parar constantemente o fluxo de pensamento por causa de barulho, para responder a perguntas de outros familiares, procurar uma apostila ou cumprir os afazeres domésticos só prejudicará os estudos. Sendo assim, além de contar com um ambiente iluminado, confortável e organizado (com fácil acesso aos materiais necessários), é preciso ter silêncio. Lembre-se de que seu filho também precisa da colaboração dos demais moradores para conseguir estudar em casa.

Cuidados com a saúde

Já diziam os antigos romanos que uma mente sã só pode se sustentar em um corpo igualmente são. Assim, para conseguir lidar com o estresse da escola, dos estudos e, ainda, da própria adolescência, seu filho não pode negligenciar nem sua saúde mental nem sua saúde física. Cuidar da alimentação, praticar exercícios regularmente, ter boas noites de sono e ainda sair com os amigos, contar com o apoio da família e ter alguém com quem possa dividir seus medos e anseios também são requisitos importantíssimos para que o jovem aproveite ao máximo o tempo dedicado a estudar em casa.

Agora nos conte aqui: seu filho já consegue organizar seus estudos sozinho ou anda tendo dificuldades para se dedicar aos livros em casa? Comente! E não deixe de ler também nosso post sobre como a tecnologia pode ser uma aliada dos estudos e mostre a ele como usar essa ferramenta para melhorar seu desempenho!

Como se preparar e estudar em casa: Concursos

Se está pensando em estudar para concursos em casa, confira a dica a seguir e bons estudos:

Dica extra: 16 sites para estudar de graça para concursos públicos


Se gostou da postagem, “Como se preparar e estudar em casa.“, deixe sua avaliação, isso é muito importante para nós. Faça isso deixando um comentário com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta nossa página no FACEBOOK: @SÓESCOLA