Sem categoria

Volta às Aulas


Volta às Aulas: Enfim, chegou o momento de retornar à sala de aula, momento este que envolve sentimentos e perspectivas para a tão esperada conclusão do ano letivo. As horas e os minutos são como poeiras que escorrem por entre os dedos e na verdade, quando se percebe, estamos próximos do fim do ano, uma aflição para os professores educadores que vivem a profissão diariamente.

Veja também: Afinal do que as crianças precisam? por Marcos Leonardo Souza

Tanta correria, elaborações de planejamentos e projetos, tudo pesquisado carinhosamente para que os alunos absorvam o máximo de ensinamento com prazer e alegria, uma prática comum para uma das profissões que nunca tira férias por assim dizer. Sim o professor, o educador, sempre quando há a possibilidade de descanso, nunca se desliga de seus objetivos, mesmo nos recessos, feriados e comemorações, o verdadeiro profissional da educação está sempre trabalhando em pesquisas, projetos, planejamentos, ou até mesmo se aprimorando profissionalmente, a vida é assim mesmo para nós.

Volta às Aulas –  3 dicas básicas para educadores

Volta às Aulas

Em virtude deste corre-corre para a volta as aulas, gostaria de pontuar 3 dicas básicas para educadores que trabalham na educação infantil e séries iniciais do fundamental I.

A primeira dica:

é estar pronto para acolher e receber novos alunos em sua turma, esta mudança em sala de aula é sempre comum pelos pais por vários motivos como por exemplo “ Mudança de local de trabalho”, de cidade etc. Então sempre nas primeiras aulas da semana, tente como profissional identificar e receber os alunos novatos com a maior satisfação, permitindo que os mesmos se sintam à vontade e se socializem o mais rápido possível.

Segunda dica:

É impossível controlar a ansiedade dos alunos nas primeiras aulas, são amiguinhos que já convivem a um certo tempo, possuem um certo vínculo afetivo, então, é natural que estejam com saudades um do outro, loucos para contar as aventuras vividas nas férias, ansiosos para trocarem informações etc, tente usar isto a seu favor, introduzindo na aula atividades como roda de bate papo, brincadeiras lúdicas para se trabalhar com os novos amiguinhos, tente utilizar estas atividades não somente no primeiro dia de aula, quem sabe uma roda de leitura e atividades prazerosas para que os pequenos não se interessem pela contação de histórias, artes, música por exemplo.

Terceira dica:

O primeiro dia de aula é um dia super importante, é um das principais datas que ficaram marcadas para os pequenos e sempre neste dia, é comum atividades e brincadeiras para descontrair e quebrar o gelo por assim dizer, mas é comum também nos esquecermos de ter um plano B, caso haja algum imprevisto ou inconveniente no dia, então leve consigo sempre uma carta na manga e não siga apenas o planejamento, se permita entrar na roda, sente no chão, de cambalhotas, se misture por assim dizer, eles nunca perderam o respeito por você por estas atitudes, será o contrário, conseguirá o respeito deles de forma divertida. As crianças adoram o improviso o inesperado.

Não deixe de ver: Provocações para aprender – por Marcos Leonardo Souza

Texto: Prof Marcos L Souza .
Pedagogo – Educador Musical – Psicopedagogo – Historiador


Se gostou da postagem “Volta às Aulas., deixe sua avaliação, isso é muito importante para nós. Faça isso deixando um comentário com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta nossa página no Facebook: @SÓESCOLA


 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange