Diferença entre pedagogo e professor: Saberes Pedagógicos e saberes didáticos.


Diferença entre pedagogo e professor:

Muito se ouve falar, que trabalho de pedagogo/professor é fácil. “É só ficar sentado e ensinar a ler e escrever”, “Difícil é ser professor de matemática”, “você não é professor? Como você não sabe isso” . Provavelmente a maioria dos professores já ouviram frases desse tipo e provavelmente pensaram em o quanto é complexo a tarefa do ensinar, e o quanto as pessoas não conhecem a profissão docente.

Esse texto, falará sobre o saber que fundamenta a didática do docente, da diferença entre o pedagogo e o professor e dos saberes que compõe a profissão e o exercício da educação.

Veja também:

O QUE É PEDAGOGIA

A Pedagogia é uma ciência teórico-prática, que tem por objeto de estudo a educação em suas três modalidades formal, informal e não formal; é uma ciência interdisciplinar por apoiar-se, pois, nas ciências humanas tais como, filosofia, sociologia, história psicologia entre outras;

Pedagogia vem do grego (peda – paidos- criança; Agogia – agogé – condução) partindo da etimologia pedagogia é a condução da criança, mas Libâneo(2010) rompe as barreiras da etimologia e define a pedagogia como “prática cultural que envolve uma prática intencional de produção e internalização de significados”

DIFERENÇA ENTRE PEDAGOGO E PROFESSOR

O pedagogo é um criador de caminhos para se chegar a um fim, podendo então lhe dar com qualquer que seja o tipo de educação que esteja lhe sendo apresentada, bem como utilizador de métodos educacionais, por isso é lhe imposta a tarefa de educar as crianças.  Em suma, o pedagogo é um especialista em educação que associa as questões sociais e políticas ao aprendizado para fazer com que este seja melhor.

Já o professor, é quem usa os métodos para ensinar algo a alguém, por exemplo, o professor de filosofia aprende a filosofia e a forma de ensina-la, não é preparado para educar, e sim para ensinar a filosofia, o objeto principal de estudo dele é a filosofia.

O pedagogo pode atuar como professor aplicando o sistema que por ele foi criado para a transmissão do conhecimento, o docente não foi preparado para atuar em todas as áreas do saber educacional.

Abaixo está uma lista com as áreas de atuação do pedagogo.

ESPECIALISTA DE AÇÃO EDUCATIVA ESCOLAR

  • Supervisor pedagógico
  • Administradores escolares
  • Planejador
  • Coordenador
  • Orientador educacional
  • Instrutor

ESPECIALISTA EM ATIVIDADE PEDAGÓGICA PARA-ESCOLAR.

  • Técnico
  • Animador
  • Consultor
  • Psicopedagogos
  • Clínicos

SABERES PEDAGÓGICOS

São saberes que o pedagogo/professor deve ter para fundamentar a sua didática, estão entre esses saberes a história do seu povo, a filosofia de vida, a formação da sociedade, a psicologia entre outros; estes saberes servem para que o pedagogo crie métodos e para que o professor saiba qual método que melhor se adéqua aos estudantes, seja de qualquer classe social ou cor/etnia etc.

Os saberes pedagógicos são importantes para a vida de qualquer profissional da educação, pois é a partir deles que as ações didáticas tomam forma de saber.

Raros são os professores que fundamentam suas pedagogias.

SABERES DIDÁTICOS

São saberes os quais o professor utiliza na sala de aula, norteado por um planejamento e apoiando-se nos saberes pedagógicos; esses saberes são adquiridos ao longo da carreira do pedagogo/professor (administração do tempo, gestão de classe, relacionamento com os discentes, propostas de atividades, chamar atenção da turma, ser ouvido pelos discentes) por tais saberes  o pedagogo/professor será lembrado, é o que chamamos de marco referencial.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: LIBÂNEO. José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para que? 12. Ed. São Paulo: Cortez, 2010 D’Avila, Cristina e LEAL, Luiz Antonio Batista. Nos labirintos da docência universitária : saberes profissionais construídos em redes educativas. 2011

Fonte: Tic’s pedagogicos – Autor: Cleidiane Vitoria.


Se gostou da postagem “Diferença entre pedagogo e professor: Saberes Pedagógicos e saberes didáticos., deixe sua avaliação, isso é muito importante para nós. Faça isso deixando um comentário com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta nossa página no Facebook: @SÓESCOLA



    1. Maria lucia Araújo 25 de julho de 2017
      • Evelinne 15 de outubro de 2017
    2. Isabela Oliveira Soares 25 de julho de 2017
    3. Tic's Pedagogico 25 de julho de 2017
      • soescola 25 de julho de 2017
        • Tic's Pedagogico 25 de julho de 2017
    4. Quezia Ribeiro dos Santos 25 de julho de 2017
    5. regina 25 de julho de 2017
    6. Jeane 28 de julho de 2017
    7. Rita Reis 28 de julho de 2017
    8. Telma Senna 30 de julho de 2017
    9. Cátia de Assis 30 de julho de 2017
    10. Maria Francisca 31 de julho de 2017
    11. Marilse 7 de outubro de 2017
    12. Evelinne 15 de outubro de 2017
    13. Mêres France Cassemiro Tomaz da Silva 19 de outubro de 2017
    14. Mari 27 de outubro de 2017
    15. Valdirene Oliveira 29 de outubro de 2017
    16. Fabiana 1 de novembro de 2017
    17. Joelma Rosa Marinho 2 de novembro de 2017
    18. Regina Romera 2 de novembro de 2017
    19. Deborah 2 de novembro de 2017
    20. Concilia 10 de fevereiro de 2018
    21. Nelza Terezinha Leguiçamo 18 de fevereiro de 2018
    22. Ivana Nunes de Souza 30 de março de 2018
    23. maria do rosario da silva 24 de maio de 2018
    24. maria do rosario da silva 24 de maio de 2018
    25. Édna Aparecida de Freitas 16 de junho de 2019

    Deixe um Comentário