Diferença entre pedagogo e professor: Saberes Pedagógicos e saberes didáticos.

Diferença entre pedagogo e professor:

Muito se ouve falar, que trabalho de pedagogo/professor é fácil. “É só ficar sentado e ensinar a ler e escrever”, “Difícil é ser professor de matemática”, “você não é professor? Como você não sabe isso” . Provavelmente a maioria dos professores já ouviram frases desse tipo e provavelmente pensaram em o quanto é complexo a tarefa do ensinar, e o quanto as pessoas não conhecem a profissão docente.

Esse texto, falará sobre o saber que fundamenta a didática do docente, da diferença entre o pedagogo e o professor e dos saberes que compõe a profissão e o exercício da educação.

Veja também:

O QUE É PEDAGOGIA

A Pedagogia é uma ciência teórico-prática, que tem por objeto de estudo a educação em suas três modalidades formal, informal e não formal; é uma ciência interdisciplinar por apoiar-se, pois, nas ciências humanas tais como, filosofia, sociologia, história psicologia entre outras;

Pedagogia vem do grego (peda – paidos- criança; Agogia – agogé – condução) partindo da etimologia pedagogia é a condução da criança, mas Libâneo(2010) rompe as barreiras da etimologia e define a pedagogia como “prática cultural que envolve uma prática intencional de produção e internalização de significados”

DIFERENÇA ENTRE PEDAGOGO E PROFESSOR

O pedagogo é um criador de caminhos para se chegar a um fim, podendo então lhe dar com qualquer que seja o tipo de educação que esteja lhe sendo apresentada, bem como utilizador de métodos educacionais, por isso é lhe imposta a tarefa de educar as crianças.  Em suma, o pedagogo é um especialista em educação que associa as questões sociais e políticas ao aprendizado para fazer com que este seja melhor.

Já o professor, é quem usa os métodos para ensinar algo a alguém, por exemplo, o professor de filosofia aprende a filosofia e a forma de ensina-la, não é preparado para educar, e sim para ensinar a filosofia, o objeto principal de estudo dele é a filosofia.

O pedagogo pode atuar como professor aplicando o sistema que por ele foi criado para a transmissão do conhecimento, o docente não foi preparado para atuar em todas as áreas do saber educacional.

Abaixo está uma lista com as áreas de atuação do pedagogo.

ESPECIALISTA DE AÇÃO EDUCATIVA ESCOLAR

  • Supervisor pedagógico
  • Administradores escolares
  • Planejador
  • Coordenador
  • Orientador educacional
  • Instrutor

ESPECIALISTA EM ATIVIDADE PEDAGÓGICA PARA-ESCOLAR.

  • Técnico
  • Animador
  • Consultor
  • Psicopedagogos
  • Clínicos

SABERES PEDAGÓGICOS

São saberes que o pedagogo/professor deve ter para fundamentar a sua didática, estão entre esses saberes a história do seu povo, a filosofia de vida, a formação da sociedade, a psicologia entre outros; estes saberes servem para que o pedagogo crie métodos e para que o professor saiba qual método que melhor se adéqua aos estudantes, seja de qualquer classe social ou cor/etnia etc.

Os saberes pedagógicos são importantes para a vida de qualquer profissional da educação, pois é a partir deles que as ações didáticas tomam forma de saber.

Raros são os professores que fundamentam suas pedagogias.

SABERES DIDÁTICOS

São saberes os quais o professor utiliza na sala de aula, norteado por um planejamento e apoiando-se nos saberes pedagógicos; esses saberes são adquiridos ao longo da carreira do pedagogo/professor (administração do tempo, gestão de classe, relacionamento com os discentes, propostas de atividades, chamar atenção da turma, ser ouvido pelos discentes) por tais saberes  o pedagogo/professor será lembrado, é o que chamamos de marco referencial.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: LIBÂNEO. José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para que? 12. Ed. São Paulo: Cortez, 2010 D’Avila, Cristina e LEAL, Luiz Antonio Batista. Nos labirintos da docência universitária : saberes profissionais construídos em redes educativas. 2011

Fonte: Tic’s pedagogicos – Autor: Cleidiane Vitoria.


Se gostou da postagem “Diferença entre pedagogo e professor: Saberes Pedagógicos e saberes didáticos., deixe sua avaliação, isso é muito importante para nós. Faça isso deixando um comentário com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta nossa página no Facebook: @SÓESCOLA