O que é ser professor hoje?

O que é ser professor hoje? Professor é sempre professor, não importa o tempo ou espaço em que o mesmo viva.

Sua tarefa suprema é simplesmente passar conhecimentos, com tecnologias ou não, com lápis ou sem lápis, com lousa virtual ou numa pele de animal, numa universidade dos Estados Unidos ou numa vila ribeirinha do Amazonas.

VEJA TAMBÉM: Como ser um bom professor? por Mário Sérgio Cortella

Na verdade o que muda, são as suas formas de trabalhar, os mecanismos que utiliza e os equipamentos que ele tem para reforçar sua missão de transmitir conhecimentos.

O professor capaz, é aquele que utiliza com sabedoria todas as ferramentas que estão bem ali do seu lado, sejam as de última geração tecnológicas ou as mais remotas ainda existentes ,como dar aula sem lousa e lápis embaixo de uma mangueira.

Quem sou eu ( professor) neste contexto ? Me encontro entre dois mundos e espaços que estão tão próximos, mas continuam afastados. A máquina só pode produzir a partir do momento em que alguém a manuseia, enquanto isso… é sem utilidade.

Me considero um professor interativo, participativo, corro atrás do que pode proporcionar prazer e alegria em aprender, isto e: saber que no final, alguém aprendeu o que foi exposto.

Não me contento apenas em teorias, por isso, busco a excelência da prática. Procuro aprender e me atualizar dia a dia por que senão…eles ( Os alunos) ultrapassam e me ensinam, logo Deixo de se mestre e me torno … Apenas APRENDIZ.

Recomendo também: Cortella: “Não é só a educação dos filhos que é necessária, mas a dos pais também”

O que é ser professor hoje? Reflexão em power point