Provocações para aprender – por Marcos Leonardo Souza

Olá amigos e amigas do SÓ ESCOLA, neste post trago para vocês o texto “Provocações para aprender” enviado por nosso parceiro Marcos Leonardo Souza.

Provocações para aprender - por Marcos Leonardo Souza

Provocações para aprender:

Ao pensarmos em planejamentos e conteúdos para que as aulas se tornem atrativas e consequentemente prazerosas para as crianças, na maioria das vezes esquecemos a simplicidade na linguagem de comunicação, linguagem esta em que nos permite comunicar diretamente com o mundo infantil. Não há nada mais gostoso do que aprender com alegria, mesmo que seja um processo habitual, marcado por rotinas, sirenes, grades curriculares etc, mesmo assim, o principal papel do professor é por assim dizer “ Libertar os pequenos pássaros” engaiolados pela rotina exaustiva ou por tarefas cansativas  e repetitivas que fazem dos mesmos aprisionados. Nossa tarefa como educadores, vai muito mais além do que apenas mediar, é acima de tudo provocar as pequenas mentes brilhantes, como dizia o grande escritor e educador Rubem Alves “O cérebro é como um grande escorredor de macarrão”, só guarda o essencial, o resto é descartado, sendo assim, o mesmo deve ser provocado sempre e em se tratando do aprender para a criança, não existe melhor ensino do que o criativo, unindo o lúdico com propostas de atividades prazerosas e atrativas que possam aguçar as mentes brilhantes dos pequeninos.

Seja qual for à metodologia aplicada, ou esta ou aquela, não se trata de qual funciona melhor e sim de entender a própria linguagem da criança antes mesmo de aplicar alguma atividade ou planejamento educacional, às vezes a criança só precisa ser provocada, para que sua curiosidade a guie. A criança não entende de metodologias, a criança entende de brincar e é nesse mundo que ela irá absorver aprender e guardar o máximo de informações que conseguir para o resto de sua vida.

Veja também:

Brincar é uma arte, brincar é aprender com simplicidade, com facilidade, é desenvolver aspectos cognitivos, sensoriais, sociais, motores, é aprender valores que ajudaram a moldar o caráter da criança para que a mesma se torne um adulto consciente, ético e melhor. Brincar é rejuvenescer sempre, é desejar ser criança mesmo depois de adulto, é uma das poucas atividades, onde se pode sentir a essência do significado da palavra “Felicidade”.


Texto:  Prof Marcos L Souza .
Pedagogo – Educador Musical – Psicopedagogo – Historiador


Se gostou da postagem “Provocações para aprender“, deixe sua avaliação, isso é muito importante para nós. Faça isso deixando um comentário com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta nossa página no Facebook: @SÓESCOLA