Início Artigos Educacionais A importância do lúdico na educação infantil

A importância do lúdico na educação infantil

157
1
COMPARTILHAR

A importância do lúdico na educação infantil: Vamos falar um pouco sobre a importância de aprender de forma lúdica para a criança na educação infantil, enfocando o brincar durante o processo de desenvolvimento enquanto ser humano, e a sua contribuição para o desenvolvimento no ensino e a aprendizagem na educação infantil, enfatizando, o prazer de descobrir o mundo em que está inserida, através da brincadeira, na construção do seu caráter, sua formação moral e social, de acordo com o ambiente no qual se encontra. As brincadeiras são importantíssimos instrumentos pedagógicos no desenvolvimento e na aprendizagem da criança, ajudam a construir conhecimento e ainda proporcionam momentos prazerosos para o desenvolvimento da criança.

A importância do lúdico na educação infantil
A importância do lúdico na educação infantil

É essencial que a criança tenha espaço para se descobrir, em contato consigo e explorando o entorno. Neste contexto escolar, nosso desafio como educadores, é mediar criando situações (Atividades e propostas) para que a criança se sinta à vontade em desenvolver sou lado criativo e explorar seu próprio mundo.

Com oficinas temáticas e lúdicas, piqueniques coletivos, brincadeiras com as crianças, mediando às atividades lúdicas. As interações lúdicas entre as crianças ou delas com os adultos “promovem o vínculo de gerações através da transmissão de valores e cultura, proporcionando alegria e prazer”.

O brinquedo, visto como objeto, como suporte da brincadeira, permite à criança criar, imaginar e representar a realidade e as experiências por ela adquiridas. Proporciona a criação, por parte da criança, criação esta que é fruto da sua imaginação.

O educador é aquele que cria as oportunidades, oferece materiais e participa das brincadeiras, mediando à construção do conhecimento. O uso de materiais lúdicos em sala de aula pode contribuir para desenvolver a aprendizagem de maneira mais criativa, prazerosa e sociável.

O brincar é um importante processo psicológico, fonte de desenvolvimento e aprendizagem. Ele envolve complexos processos de articulação entre o já dado e o novo, entre a experiência, a memória e a imaginação, entre a realidade e a fantasia, sendo marcado como uma forma particular de relação com o mundo, distanciando-se da realidade da vida comum, ainda que nela referenciada. A brincadeira é de fundamental importância para o desenvolvimento infantil, na medida em que a criança pode transformar e produzir novos significados. O brincar não só requer muitas aprendizagens como também constitui um espaço de aprendizagem. Como ressalta Machado (2003, p.37).

____________

Escrito por: Prof Marcos L Souza – Facebook: Aqui.

Pedagogo  – Historiador – Educador Musical – Psicopedagogo.

Se gostou da postagem deixe sua avaliação, isso é muito importante para nós. Faça isso deixando um comentário 🙂

Curta nossa página no Facebook: @SÓESCOLA

1 COMENTÁRIO

  1. Acho de grande importância uma boa aprendizagem na fase inicial da criança, quando se tem uma boa iniciação tudo pode ser mais aceito em cada etapa do desenvolvimento da criança, eu encontrei no soescola um grande apoio pedagógico para minhas aulas, quero continuar buscando e tendo as respostas de que preciso para uma boa aula através do soescola.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here