Mitos Folclóricos para imprimir

Mitos Folclóricos: São histórias tradicionais transmitidas oralmente que reúnem lendas, anedotas e mitos de crianção coletiva. No Brasil, seus principais personagens têm origem indígena ou européia.

Mitos Folclóricos para imprimir

A seguir confira alguns textos curtos sobre cada personagem popular no brasil, (boitatá, boto, caipora, iara, curupira, cuca, negrinho do pastoreio, mula sem cabeça, mãe-de-ouro e saci-pererê).

Dia do Folclore é celebrado anualmente em 22 de agosto.

Folclore é a cultura de um povo, o conjunto das tradições culturais dos conhecimentos, crenças, costumes, danças, canções e lendas dos indivíduos de determinada nação ou localidade.

O termo folclore se originou através de um neologismo criado pelo britânico William John Thoms, que uniu as palavras inglesas folk (que significa “povo”) e lore (que quer dizer “conhecimento”). Assim, folclore ganha o significado literal de “conhecimento do povo” ou “aquilo que o povo faz”.

Origem do Dia do Folclore

O Dia do Folclore Brasileiro foi definido oficialmente através do Decreto de Lei nº 56.747, de 17 de agosto de 1965, aprovado pelo Congresso Nacional. A partir de então, conforme definia a lei, o dia 22 de agosto passou a ser celebrado como o Dia do Folclore em todo o país.

Aliás, a escolha do dia 22 de agosto está relacionado com a data em que o britânico William John Thoms utilizou pela primeira vez, em público, o termo folclore (folk-lore), em 1846.

Mitos Folclóricos: Sequência de Atividades

Se gostou da postagem deixe sua avaliação, isso é muito importante para nós. Faça isso deixando um comentário ?

Curta nossa página no Facebook: @SÓESCOLA