Artigos Educacionais, Dicas, Dicas para Educadores, Músicas

Os benefícios da música para as crianças


Os benefícios da música para as crianças: Vários estudos confirmam a importância que a música tem para o bem estar do bebê, desde quando ele ainda é um feto e está no ventre da mãe.

A música traz tranqüilidade para a mãe e para o bebê, introduzindo-o na sensibilização aos sons, desde muito cedo.

Veja Também: A música como ferramenta indispensável no processo Ensino-Aprendizagem

Os benefícios da música para as crianças

Não dá pra imaginar um mundo sem som e se pararmos para analisar, quase todos os sons que ouvimos durante o nosso dia, são como instrumentos musicais tocando alguma melodia, harmonia e principalmente ritmo: os pingos de uma torneira, os trovões, a chuva, as cigarras cantando, os pássaros, o arrastar de um chinelo ao andar, as ondas do mar, e tantos outros.

Aliás, eis aqui uma bela forma de ensinar para as crianças. Com elementos e situações já vivenciadas por elas, podemos colocá-las em contato com todos os tipos de sons e mostrar a elas como o mundo seria esquisito se não tivesse o despertador e o telefone tocando, a música para cantar e até a fala que uma Freqüência de sons produzido pelas cordas vocais juntamente com outros órgãos do corpo humano.

Fazer as crianças imitar com a boca, os sons dos objetos e do que está ao seu redor, faz com que ela tenha maior observação sobre o mundo em que vive e a desenvolver desde cedo à sensibilidade para a música.

Os benefícios da música para as crianças
Os benefícios da música para as crianças

A educação musical faz parte da educação das crianças, desde a pré-escola pela importância que a música traz não só como entretenimento, mas no auxílio do aprendizado da fala, como o de aprender a ouvir e na coordenação motora.

A música tem ainda, o dom de aproximar as pessoas. A criança que vive em contato com a música, aprende a conviver melhor com as outras crianças e estabelece um meio de se comunicar muito mais harmonioso do que aquela que é privada da música, em contra partida, quando se  aprende a tocar algum instrumento, também se aprende a ficar sozinha, sem se sentir solitária ou carente de atenção.

A música ainda beneficia na fala, através das músicas infantis como “roda-roda”, “o sapo não lava o pé” e outras, onde as sílabas são rimadas e repetitivas, fazendo com que a criança entenda o significado das palavras através dos gestos que se fazem ao cantar. Portanto, a criança se alfabetiza mais rápido.

A idade ideal para aprender um instrumento musical, é a partir dos 5 anos, quando a criança começa a ser alfabetizada.

Os pais não devem jamais impor o aprendizado, nem muito menos escolher o instrumento que a criança deverá tocar. A escolha deve ser sempre da criança, assim como a manifestação na vontade de aprender um instrumento.

O mais importante dentro deste estudo é o poder de concentração e disciplina e sensibilidade que a música traz para a criança.

Texto:  Prof Marcos L Souza .
Pedagogo – Educador Musical – Psicopedagogo – Historiador


Se gostou da postagem “Os benefícios da música para as crianças“, deixe sua avaliação, isso é muito importante para nós. Faça isso deixando um comentário com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta nossa página no Facebook: @SÓESCOLA.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *