A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
EDUCAÇÃO INFANTIL
Olá amigos e amigas do SOESCOLA.COM
Se você é um leitor frequente aqui do site, com certeza você viu outros posts parecidos com esse, ou seguindo este conceito como deixo de exemplo a seguir:

Então antes de mais nada e como de costume deixo uma pergunta, pode deixar sua resposta nos comentários, no final do artigo.

Pra você qual A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL ?

O mundo todo desperta-se para a importância da educação infantil. Até pouco tempo atrás esse ensino era tido como de menor importância.

Hoje, sabemos que a estimulação precoce das crianças contribui e muito para o seu aprendizado futuro. Desenvolve suas capacidades motoras, afetivas e de relacionamento social. O contato das crianças com os educadores transforma-se em relações de aprendizado.
Uma outra concepção é o desenvolvimento da autonomia, considerando, no processo de aprendizagem, que a criança tem interesses e desejos próprios e que é um ser capaz de interferir no meio em que vive. Entender a função de brincar no processo educativo é conduzir a criança, ludicamente, para suas descobertas cognitivas, afetivas, de relação interpessoal, de inserção social. A brincadeira leva a criança ao conhecimento da língua oral, escrita, e da matemática.
Acompanhando a implantação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de assessorar as escolas, elaborou referenciais para um ensino de qualidade da educação básica, os chamados Parâmetros Curriculares Nacionais.
Os Parâmetros não têm caráter obrigatório e servem de orientação às escolas públicas e particulares. Os Parâmetros, assessorando a competência profissional, contribuem para a elaboração de currículos de melhor nível, mais ajustados à realidade do ensino.
Os “Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Infantil” propõem critérios curriculares para o aprendizado em creche e pré-escola. Buscam a uniformização da qualidade desse atendimento. Os Parâmetros indicam as capacidades a serem desenvolvidas pelas crianças: de ordem física, cognitiva, ética, estética, afetiva, de relação interpessoal, de inserção social e fornecem os campos de ação. Nesses campos são especificados o conhecimento de si e do outro, o brincar, o movimento, a língua oral e escrita, a matemática, as artes visuais, a música e o conhecimento do mundo, ressaltando a construção da cidadania.
O então ministro da Educação, Paulo Renato Souza, ao se referir aos Parâmetros Curriculares do Ensino Fundamental, ponderou: “Passamos a oferecer a perspectiva de que as creches passem a ter um conteúdo educacional e deixem de ser meros depósitos de crianças. Em todo o mundo está havendo a preocupação de desenvolver a criança desde o seu nascimento”.
Dados de 1998, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 25% da população de zero a 6 anos freqüentam creche ou pré-escola. São 5,5 milhões de crianças de um total de 21,3 milhões.
A educação infantil é definida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) como parte da educação básica, mas não da educação obrigatória. A lei define, também, nas disposições transitórias, a passagem das creches para o sistema educacional. O Ministério da Educação (MEC) determinou que, a partir de janeiro de 1999, todas as creches do País deveriam estar credenciadas nos sistemas educacionais.
Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, cabe aos sistemas municipais a responsabilidade maior por esses atendimento. A Constituição da República diz que “A educação é direito de todos e dever do Estado”. A emenda constitucional n.º 14/96 alterou dispositivos relativos à educação e estabeleceu que a educação infantil é atribuição prioritária dos municípios.
A educação infantil tem-se revelado primordial para uma aprendizagem efetiva. Ela socializa, desenvolve habilidades, melhora o desempenho escolar futuro, propiciando à criança resultados superiores ao chegar ao ensino fundamental.
A educação infantil é o verdadeiro alicerce da aprendizagem,  aquela  que deixa a criança pronta para aprender.
* Supervisora de ensino aposentada.      
(Publicado em julho/2006)

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O PLENO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

Alunas: Hosana Mendonça de Oliveira

Márcia Raquel Ribeiro da Silva

Orientador: Miguel de Jesus Castriani

Polo: Angra dos Reis- RJ 

Resumo

A Educação Infantil – primeira etapa da Educação Básica – tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até os seus seis anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social. Apesar de ser garantida pela constituição, como primeira etapa da educação básica, a educação infantil se encontra negada a muitas crianças. Este artigo discute a importância da Educação Infantil com dados que comprove a dificuldade encontrada pela criança, privada desta fase de ensino, pulando assim fases da vida. A pré-escola cumpre conduzir a criança à socialização e à prontidão para alfabetização, o educador é o mediador. Os alicerces do processo de aprendizagem devem ser sólidos, fornecendo as condições para que o ensino fundamental seja bem aproveitado por crianças de famílias sem experiência escolar, minimizando o fracasso escolar. Acredita-se que as crianças ao passar pela educação infantil terão grandes possibilidades de concluir seus estudos com êxito, pois os primeiros anos de vida são cruciais na formação da criança, se tratando de um período em que a criança está construindo sua identidade e grande parte de sua estrutura física, Socioa-fetiva e intelectual. Ao experimentar diversas vivências a criança terá uma aprendizagem capaz de contribuir para o desenvolvimento das funções sociais e cognitivas, para o pleno desenvolvimento, sob a perspectiva da interação social de Vigotski e Piaget, cuja concepção de desenvolvimento infantil prioriza a cultura e a atividade mediada por professores, como determinantes nas aprendizagens e no desenvolvimento infantil.
Foi evidenciado maior segurança social e cognitiva na criança que teve a oportunidade de cursar a educação infantil, com profissionais habilitado, ou seja, com qualidade.

___________________________
Confira outros artigos educacionais postados aqui no site:
E não deixe de conferir algumas atividades para alfabetização infantil: