Atividades e Brincadeiras do Folclore Brasileiro: 1º ano

O folclore brasileiro é uma manifestação cultural rica e encantadora, que envolve uma série de tradições, lendas, mitos, músicas, danças e brincadeiras transmitidas de geração em geração. Ele reflete a identidade do nosso povo, resgatando histórias e costumes que permeiam a história do Brasil. Ao trabalhar com crianças do 1º ano do Ensino Fundamental 1, explorar o folclore é uma oportunidade única de introduzi-las ao mundo mágico e diverso das narrativas populares brasileiras.

Dicas para tornar as atividades lúdicas:

Histórias Encantadas: Conte as lendas e mitos do folclore brasileiro de maneira lúdica e cativante, utilizando recursos visuais como imagens, fantoches ou projeções, a fim de despertar a imaginação e o interesse das crianças.

Música e Dança: Introduza músicas folclóricas brasileiras e promova atividades de dança em grupo, permitindo que as crianças se divirtam e aprendam sobre diferentes costumes regionais.

Jogos e Desafios: Crie jogos interativos baseados nas histórias folclóricas, incentivando a participação ativa das crianças e estimulando a cooperação entre elas.

Artes Manuais: Realize atividades de artes manuais, como pinturas, recortes e colagens, relacionadas aos personagens e elementos do folclore, permitindo que as crianças expressem sua criatividade.

Teatro de Fantoches: Promova um teatro de fantoches com histórias do folclore, incentivando as crianças a criarem seus próprios personagens e roteiros.

Caça aos Tesouros Folclóricos: Organize uma caça ao tesouro com pistas relacionadas às lendas e personagens do folclore, tornando a aprendizagem uma experiência emocionante e interativa.

Adivinhações e Charadas: Proporcione atividades de adivinhações e charadas baseadas em figuras e elementos do folclore, desenvolvendo o raciocínio e a capacidade de dedução das crianças.

Veja também:

CONHEÇA O KIT FOLCLORE
São mais de 225 páginas para trabalhar o FOLCLORE com crianças das series iniciais.
(SAIBA MAIS)

Atividades e Brincadeiras do Folclore Brasileiro:

  1. Curupira e a Caça ao Tesouro: Organize uma caça ao tesouro no pátio ou sala de aula, inspirada na lenda do Curupira, utilizando pistas e charadas.
  2. Boi-Bumbá das Cores: Realize uma atividade de pintura, onde cada criança pinta o Boi-Bumbá com as cores que mais gostar, estimulando a criatividade e o aprendizado das cores.
  3. Boto-Cor-de-Rosa na Água: Uma brincadeira de pega-pega onde o “Boto” tenta pegar as outras crianças e, ao tocá-las, elas se tornam “Botos” também.
  4. Saci-Pererê das Cores: Faça recortes do Saci-Pererê e proponha uma atividade de colagem, onde as crianças montam seu próprio Saci com papel colorido.
  5. Dança da Ciranda: Ensine as crianças a dançar a ciranda, uma dança folclórica popular em diversas regiões do Brasil.
  6. Histórias no Teatro: Divida as crianças em grupos e peça para que recontem as histórias folclóricas através de teatros de fantoches.
  7. Cantigas de Roda: Ensine às crianças cantigas de roda tradicionais brasileiras, promovendo uma roda de música e dança.
  8. Corrida do Saco da Iara: Faça uma corrida do saco, onde as crianças devem “nadar” com os pés juntos, como se fossem a Iara na água.
  9. Bingo Folclórico: Elabore um bingo com imagens dos personagens e elementos do folclore, tornando a brincadeira educativa e divertida.
  10. Mula-Sem-Cabeça: Peça para que as crianças pintem a silhueta da Mula-Sem-Cabeça utilizando carvão, giz ou lápis, criando uma arte interessante.
  11. Pau-de-Sebo do Caipora: Realize uma brincadeira do pau-de-sebo, mas ao invés de subir para pegar um prêmio, as crianças buscam símbolos do Caipora no topo.
  12. Caboclinhos de Origami: Ensine as crianças a fazerem origamis de caboclinhos, personagens das festas folclóricas do Brasil.
  13. Lendas do Charadista: Crie um jogo de charadas com enigmas sobre as lendas folclóricas brasileiras, em que as crianças devem adivinhar os personagens.
  14. Boitatá Luminoso: Use lanternas e papel celofane colorido para criar uma representação do Boitatá, a cobra de fogo, em uma atividade artística noturna.

Essas atividades e brincadeiras do folclore brasileiro certamente proporcionarão às crianças uma experiência educativa e divertida, além de estimular a preservação da nossa rica cultura tradicional. Lembre-se de adaptar as atividades de acordo com a idade e o interesse das crianças, garantindo que elas desfrutem de momentos lúdicos e enriquecedores.

Outras postagens: