10 Brincadeiras sobre o Folclore Brasileiro

Nesta postagem vamos compartilhar com vocês 10 Brincadeiras ou Dinâmicas sobre o Folclore Brasileiro para Crianças das Séries Iniciais.

O folclore brasileiro é um tesouro cultural repleto de lendas, mitos, festas, músicas, danças e tradições que refletem a diversidade e a riqueza do povo brasileiro. É uma herança transmitida oralmente ao longo de gerações, representando a identidade e a história de diversas regiões do país. Com suas raízes profundamente enraizadas na cultura popular, o folclore brasileiro encanta e cativa, proporcionando uma viagem fascinante pelas crenças, mitologias e costumes do Brasil.

Veja mais em: O que é o Folclore?

Principais Personagens do Folclore Brasileiro

  1. Curupira: Protetor das florestas e guardião dos animais, o Curupira é retratado como um menino de cabelos vermelhos e pés voltados para trás. Ele é conhecido por confundir caçadores e madeireiros que adentram a mata sem respeito à natureza.
  2. Boitatá: Também chamado de “fogo que corre”, o Boitatá é uma cobra de fogo que protege as matas e os animais. Ele possui olhos brilhantes e persegue aqueles que desrespeitam a natureza.
  3. Saci-Pererê: Provavelmente o personagem mais famoso do folclore brasileiro, o Saci é um menino travesso que usa um gorro vermelho e fuma um cachimbo. Ele é conhecido por fazer brincadeiras e truques, desaparecendo e aparecendo rapidamente.
  4. Cuca: Uma bruxa assustadora, a Cuca é representada como uma velha com corpo de jacaré, que se esconde em rios e pântanos. Ela costuma ameaçar crianças desobedientes.
  5. Boto Cor-de-Rosa: Uma figura mitológica da região amazônica, o Boto Cor-de-Rosa é um ser mágico que se transforma em um belo homem para seduzir as moças em festas e celebrações.
  6. Iara: Conhecida como “a sereia brasileira”, a Iara é uma linda mulher com cabelos longos que encanta os homens com seu canto e os leva para o fundo dos rios.
  7. Lobisomem: O Lobisomem é um ser que, durante as noites de lua cheia, se transforma em uma criatura meio humana, meio lobo. Acredita-se que ele seja resultado de uma maldição.
  8. Caipora: Protetor das matas e dos animais, o Caipora é representado como um pequeno índio de cabelos vermelhos. Ele pode ajudar ou atrapalhar os caçadores, dependendo de como eles tratam a natureza.
  9. Negrinho do Pastoreio: Uma figura da cultura gaúcha, o Negrinho do Pastoreio é um escravo que, após a morte, continua a ajudar seu senhor nas lides do campo.

CONHEÇA O KIT FOLCLORE
São mais de 225 páginas para trabalhar o FOLCLORE com crianças das series iniciais.
(SAIBA MAIS)

10 Brincadeiras ou Dinâmicas sobre o Folclore Brasileiro para Crianças das Séries Iniciais

Jogo do Curupira: Crie uma versão lúdica de caça ao tesouro na natureza, em que as crianças devem encontrar itens escondidos enquanto o “Curupira” (um colega) as surpreende com brincadeiras e desafios.

Saci-Pererê Travesso: Realize uma brincadeira de esconde-esconde com uma variação: a cada rodada, uma criança é escolhida para ser o “Saci-Pererê”, que pode aparecer e desaparecer durante o jogo.

Construção de Bonecos do Folclore: Incentive as crianças a criarem seus próprios bonecos representando personagens do folclore brasileiro com materiais reciclados e tintas.

Teatro de Sombras: Conte uma lenda folclórica enquanto as crianças criam silhuetas dos personagens em papel cartão e depois as utilizam em um teatro de sombras.

Caça às Lendas: Organize uma caça ao tesouro com pistas relacionadas a diferentes lendas do folclore brasileiro. As crianças aprenderão sobre a história de cada personagem ao solucionar as charadas.

Bingo Folclórico: Crie cartelas de bingo com imagens dos personagens do folclore. À medida que cada personagem é citado, as crianças marcam a figura correspondente.

Oficina de Músicas Folclóricas: Ensine músicas tradicionais do folclore brasileiro e estimule as crianças a criarem instrumentos musicais simples, como chocalhos com materiais reciclados, para acompanhar a cantoria.

Caipora Protetor: Em uma corrida ao ar livre, divida as crianças em equipes, sendo cada uma representada pelo “Caipora”. O objetivo é proteger e guiar seus colegas durante a corrida, evitando obstáculos e ajudando-os a chegar à linha de chegada.

Gincana das Lendas: Organize uma gincana com estações temáticas de diferentes lendas do folclore brasileiro. As crianças passarão por desafios relacionados a cada personagem.

Desfile de Personagens: Peça às crianças para se vestirem como seus personagens folclóricos favoritos e organize um desfile divertido para que elas apresentem suas escolhas e expliquem por que os escolheram.

CONHEÇA O KIT FOLCLORE
São mais de 225 páginas para trabalhar o FOLCLORE com crianças das series iniciais.
(SAIBA MAIS)

Essas atividades lúdicas e educativas trarão aos pequenos um gostinho das riquezas culturais do folclore brasileiro, ao mesmo tempo em que proporcionam momentos de diversão e aprendizado sobre nossas tradições e histórias.

Veja também: