Como trabalhar o Dia dos Pais na escola

Neste artigo vamos compartilhar com vocês dicas e ideias de como trabalhar o Dia dos Pais na escola com alunos das series iniciais.

O Dia dos Pais no Brasil é comemorado no segundo domingo de agosto. Essa data é uma homenagem aos pais e figura paterna, celebrando sua importância e amor dedicado aos filhos. Nesse dia, é comum presentear os pais, fazer almoços em família e expressar gratidão por tudo o que eles representam. Além disso, muitas escolas e igrejas organizam eventos especiais para celebrar a data.

O Dia dos Pais no Brasil foi oficializado como feriado em 1953, pelo presidente Getúlio Vargas.

Como trabalhar o Dia dos Pais na escola

Trabalhar o Dia dos Pais na escola é uma ótima maneira de envolver os alunos em atividades lúdicas e educativas. Aqui estão algumas ideias para comemorar essa data especial:

Cartões e presentes personalizados: Incentive os alunos a fazerem cartões ou presentes para seus pais. Eles podem criar desenhos, escrever mensagens ou poemas e personalizar os presentes de acordo com os gostos dos pais.

Entrevistas com os pais: Peça aos alunos que façam entrevistas com seus pais, fazendo perguntas sobre suas vidas, hobbies, trabalho, histórias engraçadas, entre outros. Essas entrevistas podem ser apresentadas em sala de aula ou até mesmo gravadas em vídeo.

Árvore genealógica: Peça aos alunos que pesquisem e montem suas árvores genealógicas, identificando seus pais, avós e bisavós. Eles podem compartilhar essas informações com a turma e aprender sobre suas origens familiares.

Momento de leitura: Reserve um momento especial na sala de aula para a leitura de histórias relacionadas ao tema “pai”. Pode ser um livro infantil, um conto ou até mesmo uma biografia de pais famosos. Depois da leitura, promova discussões sobre a importância dos pais nas vidas dos alunos.

Atividades esportivas: Organize atividades esportivas em que os pais possam participar junto com os alunos. Pode ser um jogo de futebol, corrida de saco, cabo de guerra, entre outras brincadeiras divertidas. Isso fortalecerá o vínculo entre pais e filhos e proporcionará momentos de diversão em família.

Caixa de memórias: Peça aos alunos que decorem caixas de papelão com fotos, desenhos ou recortes que representem memórias especiais com seus pais. Eles podem preencher a caixa com bilhetes, objetos significativos e lembranças que compartilharam com seus pais. Essa atividade estimula a reflexão sobre momentos felizes e fortalece os laços familiares.

Debate sobre a figura paterna: Promova uma discussão em sala de aula sobre diferentes tipos de figuras paternas e como cada uma delas contribui para o desenvolvimento dos filhos. Incentive os alunos a compartilharem histórias sobre seus pais ou figuras paternas e discutirem a importância delas em suas vidas.

Exposição de fotos: Peça aos alunos que tragam fotos de momentos especiais com seus pais e crie uma exposição na escola. Eles podem escrever legendas ou pequenos textos descrevendo o que cada foto significa para eles. Essa atividade promove a valorização dos vínculos familiares e a expressão dos sentimentos em relação aos pais.

Roda de conversa com pais: Organize uma roda de conversa na escola, convidando alguns pais para compartilharem suas experiências e desafios como pais. Eles podem falar sobre a importância da paternidade, os aprendizados ao longo do caminho e as maneiras como estão presentes na vida de seus filhos. Essa atividade permite aos alunos conhecerem diferentes perspectivas paternas e aprenderem com essas histórias.

Projeto de pesquisa: Divida a turma em grupos e peça para cada grupo pesquisar sobre pais famosos ou figuras paternas inspiradoras. Eles podem apresentar suas descobertas por meio de cartazes, apresentações orais ou até mesmo vídeos. Essa atividade amplia o conhecimento dos alunos sobre diferentes modelos de paternidade e incentiva a busca por exemplos positivos.

Lembre-se de adaptar as atividades de acordo com a faixa etária dos alunos e sempre envolver a participação ativa dos pais. Essas atividades não apenas celebram o Dia dos Pais, mas também fortalecem os laços familiares e promovem a interação entre pais, alunos e escola.

Veja também:

Atividades para imprimir (dia dos pais)


CONHEÇA O KIT DIA DOS PAIS
9 apostilas com mais de 300 ATIVIDADES
(SAIBA MAIS)

Outras postagens: