Atividade Dia da Família: Árvore Genealógica

Confira nesta postagem uma maravilhosa Atividade para trabalhar o Dia da Família com alunos da educação infantil – (Árvore Genealógica).

Anualmente, em 15 de maio, é celebrado o Dia Internacional da Família, em homenagem à importância da instituição familiar como um núcleo fundamental para a formação moral dos indivíduos. A celebração deste dia é relevante não só para homenagear a família, mas também para promover discussões sobre temas que afetam a sua dinâmica, tais como economia e saúde familiar, com o objetivo de apoiá-las nas suas necessidades, e assim, contribuir para uma sociedade mais equilibrada.

É importante ressaltar que o conceito de família é amplo, e pode incluir diferentes configurações, como famílias com dois pais, duas mães, pais ou mães solteiros, tios, avós, entre outros membros. Independentemente de sua configuração, a família é responsável pela transmissão dos primeiros valores éticos, morais e culturais que influenciarão o comportamento das pessoas ao longo de suas vidas.

No Brasil, além do Dia Internacional da Família, também é celebrado o Dia da Família em 8 de dezembro.

Atividade Dia da Família: Árvore Genealógica

Materiais:

  • Cartolina
  • Canetas coloridas
  • Cola
  • Tesoura
  • Fotos da família

Passo a passo:

  1. Peça às crianças que tragam fotos de suas famílias para a escola.
  2. Explique o que é uma árvore genealógica e como ela pode ajudar a entender melhor a história da família.
  3. Desenhe uma árvore na cartolina e peça às crianças que colem suas fotos nas folhas.
  4. Ajude as crianças a escreverem seus nomes abaixo de suas fotos e os nomes de seus pais, avós e outros parentes em outras partes da árvore.
  5. Converse com as crianças sobre as diferentes configurações familiares e como todas as famílias são únicas e especiais.