Atividade Dia da Família: Desenho da Família

Nesta postagem vamos compartilhar com vocês uma atividade (Desenho da Família) para trabalhar o Dia da Família com alunos da Educação Infantil.

Anualmente, em 15 de maio, é celebrado o Dia Internacional da Família, em homenagem à importância da instituição familiar como um núcleo fundamental para a formação moral dos indivíduos. A celebração deste dia é relevante não só para homenagear a família, mas também para promover discussões sobre temas que afetam a sua dinâmica, tais como economia e saúde familiar, com o objetivo de apoiá-las nas suas necessidades, e assim, contribuir para uma sociedade mais equilibrada.

É importante ressaltar que o conceito de família é amplo, e pode incluir diferentes configurações, como famílias com dois pais, duas mães, pais ou mães solteiros, tios, avós, entre outros membros. Independentemente de sua configuração, a família é responsável pela transmissão dos primeiros valores éticos, morais e culturais que influenciarão o comportamento das pessoas ao longo de suas vidas.

No Brasil, além do Dia Internacional da Família, também é celebrado o Dia da Família em 8 de dezembro.

Atividade Dia da Família: Desenho da Família

Materiais:

  • Papel
  • Lápis de cor
  • Canetinhas

Passo a passo:

  1. Peça às crianças que desenhem suas famílias em um pedaço de papel.
  2. Ajude as crianças a identificarem os membros de suas famílias e a desenhar seus nomes abaixo de cada pessoa.
  3. Converse com as crianças sobre a importância de todos os membros da família e como cada um é importante.