Cresça em liberdade graças ao método Montessori

É agora que os pais perceberam o que realmente é passar muito tempo com a família, porque não houve escolha quando tivemos que ser confinados por meses pela pandemia COVID-19. Isso fez com que muitos pais repensassem o tipo de educação que estão dando aos filhos e comecem a pensar sobre o Método Montessori para crescer em liberdade.

Não é apenas um estilo parental ou educacional, para muitos é toda uma filosofia de vida que os ajuda a ter diretrizes bem definidas para criar seus filhos. Com o método Montessori, é possível seguir uma ideia em que as crianças devem desenvolver seu potencial por meio da orientação do adulto, mas com aprendizagem autônoma.

É uma forma de capacitar as crianças a serem mais independentes em sua própria aprendizagem. Eles podem desenvolver habilidades cognitivas com mais confiança e com autodisciplina insuperável. Nos meses em que os pais ficaram trancados com os filhos, muitos perceberam que os métodos mais tradicionais não funcionam tão bem e preferiram focar no modelo de Maria Montessori.

Na verdade, esse método não é usado apenas para a aprendizagem de conteúdos acadêmicos, longe disso! Também é utilizado para o desenvolvimento de atividades da vida diária, como cuidar da casa, de si mesmo, de animais e plantas, etc. Ou seja, também pode ser usado para trabalhar as responsabilidades diárias.

Este tipo de pedagogia é capaz de compreender as crianças desde a sua plenitude interior, e como elas aprendem naturalmente dependendo da sua idade e sempre sob a orientação e supervisão do adulto para guiá-las com amor e paciência em tudo o que precisam. A criança é inatamente curiosa e é o melhor recurso em seu aprendizado mais profundo.

Crescer em liberdade

Crescer em liberdade é a melhor forma de compreender em que consiste o método Montessori  e o respeito que apresenta no desenvolvimento infantil. Ele pensa individualmente em cada criança, respeitando seus interesses e sua liberdade de conhecimento. Os interesses da criança e essa curiosidade de saber mais serão o motor da aprendizagem da criança, sem que ela nem perceba!

As crianças formam sua personalidade levando em consideração seus próprios interesses e o contato com o meio ambiente e as pessoas que fazem parte de sua vida. A própria criança sabe de uma forma ou de outra o que deve fazer para o seu desenvolvimento, desde que o adulto a oriente no caminho certo.

Crescer em liberdade consiste em permitir que os filhos cresçam com o maior respeito e que descubram naturalmente dentro de si o que fazer. Nós, adultos, não devemos e não podemos fazer este trabalho com menores, mas podemos ser o apoio tão necessário, oferecendo-lhes os materiais e o lugar certo. O pequeno precisa ter na ponta dos dedos os estímulos necessários para saber o que fazer com eles em sua liberdade de desenvolvimento.

Ser livre sim! Mas em um ambiente que o adulto preparou carinhosamente para ser o guia (em segundo plano) da criança, que sentirá que é ela mesma quem decide quanto aos seus interesses e aprendizagem.

O que mais importa

Dentro do método Montessori, existem alguns pontos-chave que você deve levar em consideração para saber se está realmente fazendo isso bem. Vamos ver:

  • As crianças têm que se mover, é a única maneira de pensar e aprender ao mesmo tempo.
  • O autocontrole acompanha a liberdade porque sentem bem-estar no aprendizado. Sentindo controle sobre si mesmos, eles são capazes de ter autocontrole.
  • Cada criança tem seus próprios interesses e eles devem ser respeitados.
  • Quando eles fazem algo bem, a sensação de recompensa interna é o que continuará a levar as crianças a continuar aprendendo, porque sua auto-estima será reforçada. Isso fornece mais responsabilidade e pensamento crítico necessário para o desenvolvimento.
  • Este tipo de aprendizagem ajuda as crianças a sentirem respeito e tolerância por si mesmas e pelos outros.
  • O adulto acompanha e orienta, mas é a criança que executa a ação por sua própria iniciativa e liberdade.
  • A máxima do ambiente ordenado é seguida: mente ordenada.