Estimulação Cognitiva: O que é?

Você sabe o que é a Estimulação Cognitiva? Para que serve? Confira neste artigo.

A estimulação cognitiva inclui todas as atividades que são direcionadas para manter ou melhorar o funcionamento cognitivo em geral através de exercícios de memória, percepção, atenção, concentração, linguagem, funções executivas, funções visão espacial, etc.

Consiste em estimular e manter as habilidades cognitivas existentes, com o intuito de melhorar ou manter o funcionamento cognitivo e retardar a deterioração que ocorre.

À medida que envelhecemos, nosso corpo muda por dentro e por fora. Todos nós vemos, em maior ou menor grau, como algumas das habilidades cognitivas diminuíram ao longo do tempo e de maneiras diferentes em cada pessoa: uma deterioração mais rápida ou mais lenta.

Essas mudanças que ocorrem no nível cognitivo podem ser a consequência da passagem dos anos – problemas de memória associados à idade – de uma deterioração progressiva que pode terminar em demência – comprometimento cognitivo leve – ou uma doença neurodegenerativa – tipo de Alzheimer, demência vascular entre outras.

Por esse motivo, deve-se levar em consideração que a estimulação cognitiva que é realizada não pode ser a mesma para todas as pessoas, é importante que os profissionais da área, neuropsicólogos, façam uma avaliação e avaliação das áreas cognitivas por meio de testes validados cientificamente, e então estabelecer os exercícios adequados ao nível cognitivo e motivações de cada pessoa.

Conheça o KIT ESTIMULAÇÃO COGNITIVA

São mais de 300 atividades para estimular e desenvolver a atenção, percepção, funções executivas, linguagem e memória.

Tenha acesso EXCLUSIVO e IMEDIATO a 8 apostilas de estimulação cognitiva

Com nosso material você pode estimular o cognitivo de crianças, jovens, adultos e idosos.

Clique agora mesmo no botão abaixo e garanta o seu!
O pagamento é ÚNICO e você receberá o acesso ao conteúdo de forma vitalícia.