Tabuada da Multiplicação do 9

Tabuada da Multiplicação do 9 – Aprenda a tabuada do 9.

A multiplicação de 9 é uma das tabelas mais complicadas de aprender, pois funciona com números ímpares altos. No entanto, se as crianças já dominam as tabelas acima (1,2,3,4,5,6,7 e 8) e sabem em que consiste esta operação matemática, não deverão ter grandes dificuldades em aprender a tabuada do 9. Para facilitar o seu trabalho e certificar-se de que compreendem bem esta multiplicação, explique-lhes as suas propriedades de uma forma simples.

Como explicar a tabuada do 9 para as crianças?

As crianças que já conhecem a essência da multiplicação compreenderão rapidamente as propriedades da tabuada do 9. Basicamente, seus produtos são o resultado da adição de nove vezes o multiplicando.  Para que as crianças entendam mais claramente, isso implica que 9 x 6 é o mesmo que adicionar nove vezes 6, ou seja, 6 + 6 + 6 + 6 + 6 + 6 + 6 + 6 + 6, o resultado é 54.

Para aliviar o fardo das crianças, existe um truque muito simples que pode ser aplicado aos resultados da multiplicação de 9: o primeiro número aumenta progressivamente de 0 a 9, enquanto o oposto ocorre na segunda figura, diminui da forma escalonada de 0 a 9. Por exemplo, os três primeiros resultados da multiplicação por 9 são: 9, 18 e 27, como pode ser visto, o primeiro dígito sobe (0, 1 e 2) enquanto o segundo desce (9, 8 e 7).

Exercícios para aprender a tabuada de 9

Ensinar as crianças a tabuada do 9 não precisa ser entediante, existem muitas atividades educativas com as quais você pode exercitar a tabuada de uma forma diferente e divertida. De exercícios de lógica e jogos de cartas a sessões de música ou atividades com materiais, as opções são quase infinitas para você se divertir enquanto coloca suas habilidades matemáticas à prova. No estágio infantil, fizemos uma compilação de algumas ideias para fazer em casa.

1. Brinquedos matemáticos

São brinquedos que são muito mais do que diversão para as crianças e, além de divertirem-nas, ajudam-nas a desenvolver as suas capacidades matemáticas. São brinquedos especialmente pensados ​​para que as crianças possam exercitar os seus conhecimentos de tabuada.

2. Jogos de cartas

Os jogos de tabuleiro com cartas ou cartas são uma excelente alternativa para as crianças fazerem a multiplicação e principalmente a tabuada do 9. Se você tem habilidade com o artesanato, pode fazer seu próprio jogo de cartas em casa. Você só precisa de alguns cartões nos quais escreverá por um lado as operações de multiplicação e, por outro, os resultados. Desta forma, as crianças terão que adivinhar os resultados dos cartões que aparecem e depois virá-los para confirmar se estão corretos ou não.

3. Músicas

A música é uma grande aliada da aprendizagem das crianças, não só estimula a concentração das crianças e estimula a sua criatividade, mas também as ajuda a fixar melhor os seus conhecimentos. Portanto, uma boa estratégia para as crianças aprenderem a tabuada do 9 é organizar sessões musicais com temas sobre essa multiplicação.

A tabuada de multiplicação de 9

  • 9 x 1 = 9
  • 9 x 2 = 18
  • 9 x 3 = 27
  • 9 x 4 = 36
  • 9 x 5 = 45
  • 9 x 6 = 54
  • 9 x 7 = 63
  • 9 x 8 = 72
  • 9 x 9 = 81
  • 9 x 10 = 90

Tabela de multiplicação do 9 para imprimir

Ter uma tabuada de multiplicação impressa do 9 para pendurar no cômodo do menor da casa ou para carregá-la no caderno também é um bom recurso para fazerem essa multiplicação. Desta forma, poderão consultar a tabela sempre que não se lembrarem de um resultado ou se quiserem corroborar o produto de uma multiplicação específica. 

Aqui está uma tabuada do 9 que você pode imprimir para os mais pequenos em casa.