Tabuada da Multiplicação do 10

Tabuada da Multiplicação do 10 – Pode parecer que a tabuada do 10 é uma das mais difíceis porque funciona com algarismos bastante elevados. No entanto, não há nada mais longe da verdade. Se as crianças chegaram até aqui na multiplicação , aprenderão a tabuada do 10 em pouco tempo. No entanto, se você quiser ter certeza de que eles não apenas a recitem de memória, mas também a entendam, você precisará explicar em que consiste esta tabela.

Como explicar a tabuada do 10 para as crianças?

As crianças que dominam a tabuada do 1 , aprenderão a tabuada do 10 com grande facilidade, pois só precisam colocar um 0 atrás do multiplicando ou, o que é o mesmo, adicionar 10 ao resultado anterior. Isso porque, basicamente, os resultados da tabela são dez vezes o multiplicando. Para os mais pequenos entenderem melhor, isso significa que 10 x 5 é o mesmo que somar dez vezes cinco, ou seja, 5 + 5 + 5 + 5 + 5 + 5 + 5 + 5 + 5 + 5, o resultado é 50

Outra vantagem desta tabela é que as crianças poderão aplicar a propriedade comutativa, segundo a qual a ordem dos fatores não altera o produto. Isso facilitará muito o trabalho deles, pois quando chegarem a esta tabuada já dominarão os resultados das multiplicações graças às tabelas anteriores. Então, sem dúvida, será uma das tabuadas de aprendizado mais rápidas.

Exercícios para aprender a tabuada do 10

Desde jogos de cartas e problemas práticos a atividades com materiais, são muitos os exercícios que as crianças podem fazer em casa para aprender a tabuada do 10. Ao chegarem a esta tabuada, também estarão preparadas para enfrentar atividades mais complexas onde também exercitam o resto de placas. No estágio infantil, compilamos algumas ferramentas que podem ser úteis em casa.

1. Jogos educativos

Combinar a brincadeira com o estudo é uma excelente forma de motivar as crianças a aprender a tabuada de uma forma simples e divertida. Para tal, pode utilizar jogos didáticos de multiplicação como este divertido dominó multiplicador , com o qual pode divertir-se com a sua família. Se preferir, pode apostar em outros jogos mais completos como este tubo pitagórico com o qual podem exercer outras operações matemáticas como a divisão ou este jogo de cartas com o qual podem desenvolver o inglês em uníssono.

2. Músicas

As músicas são uma ferramenta ideal para motivar as crianças a aprender, especialmente quando se trata de memorizar como a tabuada do 10. Quer você crie sua própria música com a música favorita dos mais pequenos em casa ou escolha um tema cativante na Internet como este:

Sem dúvida, uma forma simples, divertida e, acima de tudo, eficaz para as crianças aprenderem esta tabuada.

3. Blocos de construção

Os blocos de construção são outro recurso ideal para as crianças aprenderem e exercitarem a tabuada de 10. Certamente você terá em casa um jogo de construção a partir do qual poderá aproveitar as peças. A ideia é motivar os mais pequenos a criar diferentes estruturas a partir do número de peças resultante de algumas das operações da tabela de 10.

A tabuada de multiplicação de 10

  • 10 x 1 = 10
  • 10 x 2 = 20
  • 10 x 3 = 30
  • 10 x 4 = 40
  • 10 x 5 = 50
  • 10 x 6 = 60
  • 10 x 7 = 70
  • 10 x 8 = 80
  • 10 x 9 = 90
  • 10 x 10 = 100

Tabela de multiplicação de 10 para imprimir

Ter uma tabuada do 10 em mãos é outra ferramenta muito eficaz para as crianças que estão aprendendo essa multiplicação. Por se tratar de um recurso manipulável, podem levá-lo aonde forem para verificar os resultados dos quais não se lembram. Eles também podem pendurá-lo em seu quarto, uma ótima maneira de tê-lo sempre em vista.