Apostila Alfabetização Matemática através de jogos

Selecionamos nesta postagem uma super Apostila Alfabetização Matemática através de jogos educativos. Excelentes sugestões para trabalhar com seus alunos das series iniciais.

Material da apostila:

  • CIRCUITO MATEMÁTICO
  • AS DUAS MÃOS
  • JOGO DAS FICHAS COLORIDAS
  • GANHA CEM PRIMEIRO
  • GASTA CEM PRIMEIRO
  • ESQUERDINHA – QUEM PRIMEIRO TIVER CEM
  • PLACAR ZERO
  • AGRUPAMENTO PARA MUDAR DE NÍVEL (segundo a cor)
  • CUBRA O ANTERIOR
  • QUAL A REPRESENTAÇÃO DO NÚMERO?
  • COMPRANDO FICHA

Apostila Alfabetização Matemática através de jogos em PDF

Apostila Alfabetização Matemática através de jogos em PDF

Para facilitar para vocês vamos disponibilizar este material em PDF. Pata baixar confira o link a seguir:

____

A importância dos Jogos no Ensino da Matemática

A discussão sobre a importância dos jogos no ensino da Matemática vem se concretizando, pois as crianças possuem uma grande capacidade de raciocinar e colocar em prática sua capacidade de resolver situações-problemas, caracterizando objetos e buscando uma linha de resolução baseada em elucidações próprias. A proposta de um jogo em sala de aula é muito importante para o desenvolvimento social, pois existem alunos que se “fecham”, tem vergonha de perguntar sobre determinados conteúdos, de expressar dúvidas, a Matemática se torna um problema para eles.

A aplicação dos jogos em sala de aula surge como uma oportunidade de socializar os alunos, busca a cooperação mútua, participação da equipe na busca incessante de elucidar o problema proposto pelo professor. Mas para que isso aconteça, o educador precisa de um planejamento organizado e um jogo que incite o aluno a buscar o resultado, ele precisa ser interessante, desafiador.

A ideia principal é não deixar o estudante participar da atividade de qualquer jeito, devemos traçar objetivos a serem cumpridos, metas a alcançar, regras gerais que deverão ser cumpridas. O aluno não pode encarar o jogo como uma parte da aula em que não irá fazer uma atividade escrita ou não precisará prestar atenção no professor, promovendo assim uma conduta de indisciplina e desordem, mas precisa ser conscientizado de que aquele momento é importante para sua formação, pois ele usará de seus conhecimentos e suas experiências para participar, argumentar, propor soluções na busca de chegar aos resultados esperados pelo orientador, porque o jogo pode não ter uma resposta única, mas várias, devemos respeitar as inúmeras respostas, desde que não fujam do propósito.

Veja: Origem dos Jogos e Brincadeiras

A utilização de atividades lúdicas na Matemática e de materiais concretos é totalmente relacionada ao desenvolvimento cognitivo da criança. Há de se refletir que alguns conteúdos específicos da Matemática não possuem relação com a ideia de serem aplicados utilizando jogos, mas de certa forma promovem um senso crítico, investigador, que ajuda na compreensão e entendimento de determinados tópicos relacionados ao ensino da Matemática.