Tabuada da Multiplicação do 6

A tabuada do 6 contém um pouco mais de complexidade, mas se as crianças já entendem a essência desta operação e dominam as tabelas anteriores, não terão problemas para aprender rapidamente. Na verdade, uma vez que eles saibam, eles entenderão a verdadeira utilidade da multiplicação, uma vez que serão capazes de fazer cálculos maiores de uma forma muito mais fácil. Para dar o primeiro passo, você pode começar explicando em que consiste a tabuada do 6 e quais são suas propriedades principais.

Como explicar a tabuada do 6 para crianças?

A essência da tabuada do 6 é muito simples, pois, basicamente, os resultados são seis vezes o multiplicando, ou seja, a soma de seis vezes o multiplicando. Uma maneira fácil para as crianças entenderem isso é explicar que 6 x 5 é o mesmo que adicionar 6 vezes 5, ou seja, 5 + 5 + 5 + 5 + 5 + 5, o que resulta em 30. Nesta tabela, os resultados Também aumentam de forma escalonada, especificamente do 6 para 6, embora não seja tão fácil de visualizar como na multiplicação do 5.

Outro detalhe que as crianças vão gostar de saber quando estiverem memorizando a tabuada do 6 é que seus resultados sempre terminam em 0 ou múltiplos de 2, ou seja, 2, 4, 6 ou 8. Outro truque para aprender os resultados mais facilmente do a multiplicação do 6 por números pares consiste em colocar o multiplicando na casa das centenas e metade do referido número nas unidades. Por exemplo, no caso de se multiplicar 6 x 4, o resultado seria formado por 4 nas centenas e 2, metade de quatro, em unidades, ou seja, 24.

Esta regra não se aplica à multiplicação por números ímpares, mas ainda tem outro truque. Levando em consideração que os números ímpares são intercalados com os números pares, o resultado da multiplicação anterior pode ser calculado e adicionado a 6. Por exemplo, no caso do 6 x 3, o resultado da multiplicação do 6 x 2 é calculado usando o método acima, cujo resultado seria 12 e mais 6 são adicionados para obter 18.

Exercícios para aprender a tabuada do 6

Existem muitas atividades didáticas que você pode colocar em prática com as crianças para que aprendam mais rápido e exercitem a tabuada do 6. De canções sobre a tabuada e problemas de lógica a jogos de habilidade ou atividades com materiais manipulativos, há uma grande variedade de opções para que possa escolher aquela que melhor se adapta ao seu filho. Aqui estão três atividades que podem inspirar você.

1. Jogos online

Na Internet existem muitas páginas e aplicativos dedicados à tabuada com os quais as crianças podem praticar suas habilidades com a multiplicação do 6, como o divertido aplicativo “Tabelas de Multiplicação” para iOS. As possibilidades são quase infinitas e existem aplicações para praticamente todos os gostos, por isso poderá encontrar o formato de jogo que mais diverte as crianças para que se divirtam enquanto estudam.

2. Dominó de multiplicação

O dominó da multiplicação é um jogo ideal para estimular a lógica matemática nos mais pequenos da casa, ao mesmo tempo que os ajuda a aprender a multiplicar até 6 de uma forma mais divertida. Se você tem habilidade com artesanato, você pode fazer seus próprios dominós em casa usando pequenos cartões onde você escreverá as multiplicações da tabela do 6. Se você não quiser se complicar muito, você também pode encontrar uma multiplicação muito legal e prática dominó para crianças.

3. Música

A maioria das crianças adora canções e elas são um excelente recurso para exercitar a mesa 6 de uma forma divertida. Na Internet você pode encontrar diferentes versões de músicas sobre a tabuada do 6, como esta:

No entanto, também podes criar o teu próprio tema musical a partir da mesa 6 com a música preferida dos mais novos da casa ao fundo.

A tabuada de multiplicação do 6

  • 6 x 1 = 6
  • 6 x 2 = 12
  • 6 x 3 = 18
  • 6 x 4 = 24
  • 6 x 5 = 30
  • 6 x 6 = 36
  • 6 x 7 = 42
  • 6 x 8 = 48
  • 6 x 9 = 54
  • 6 x 10 = 60

Tabela de multiplicação do 6 para imprimir

Ter uma tabuada de multiplicação impressa com 6 também pode ser muito útil para as crianças, pois elas podem revisá-la a qualquer momento. Por se tratar de um recurso de manipulação, podem levá-lo aonde quer que vá ou até pendurá-lo em algum lugar do quarto para tê-lo sempre em vista.