Tabuada da Multiplicação do 7

Tabuada da Multiplicação do 7 – Aprenda a tabuada do sete.

Na tabela do 7, a multiplicação começa a se tornar ainda mais complexa, pois envolve somas maiores. Nesse caso, seria a soma do mesmo número 7 vezes. Se você também levar em consideração que, ao contrário de outras tabelas, seus resultados não possuem um padrão específico que facilite seu aprendizado, é mais difícil para as crianças encontrarem um atalho para aprender a tabela do 7. Porém, se eles chegaram a este ponto e Você explica em detalhes a essência por trás da tabuada, eles serão capazes de aprender sem grandes dificuldades.

Como ensinar às crianças a tabuada do 7?

Se as crianças já dominam a base da multiplicação, entenderão mais facilmente a tabuada do 7, porque, basicamente, o resultado dessa tabela é sete vezes o multiplicando ou o que é igual a soma de sete vezes o multiplicando. Isso significa que 7 x 5 é o mesmo que 5 + 5 + 5 + 5 + 5 + 5 + 5, o resultado é 35. Isso significa que multiplicar um número por 7 é o mesmo que adicionar 7 vezes o mesmo número.

Como a tabuada do 7 não possui nenhum truque que facilite seu aprendizado, a melhor forma de as crianças aprenderem é memorizando-a ou somando 7 ao resultado anterior progressivamente. Por se tratar de uma tabela bastante complexa, é uma excelente oportunidade para colocar em prática a propriedade comutativa, segundo a qual a ordem dos fatores não altera o produto. Dessa forma, se as crianças já dominaram as tabelas acima, elas economizarão no aprendizado de quase metade da tabela 7.

Três exercícios para aprender a tabuada do 7

O aprendizado da tabuada do 7 será muito mais fácil para as crianças por meio de jogos e atividades recreativas, pois estimulam a atenção, estimulam o raciocínio lógico e ajudam a corrigir melhor as multiplicações. São muitos os exercícios que pode propor às crianças para que possam exercitar os seus conhecimentos sobre esta tabuada, desde jogos de tabuleiro e atividades com materiais manipuláveis ​​até sessões musicais ou jogos de lógica. No estágio infantil, compilamos algumas atividades educacionais que você pode usar em casa.

1. Jogos com o ábaco

O ábaco é uma excelente ferramenta para estimular a concentração das crianças, desenvolver a compreensão lógica e promover a memória dos pequenos em casa, por isso pode se tornar um recurso ideal para exercitar a tabuada do 7. Crianças com o ábaco podem fazer cálculos muito mais fáceis porque eles podem manipular as peças, o que ajuda a entender melhor a multiplicação. 

2. Placa de multiplicação

As crianças aprendem muito mais rápido por meio de materiais visuais e manipulativos, como tabuleiros de multiplicação. Se você tiver habilidades artesanais, poderá fazer seu próprio tabuleiro da tabuada do 7 em casa usando um quadro-negro ou papelão grande. Com a ajuda de alguns marcadores, escreva as diferentes operações deixando um espaço em branco para completar o resultado. Enquanto isso, você pode fazer pequenos cartões com as soluções para que as crianças possam usá-los para exercitar a tabuada, colocando-os na caixa correspondente.

3. Vídeos e músicas

A música não é apenas benéfica para o desenvolvimento da criatividade das crianças, mas também estimula a concentração e a memória, o que a torna uma grande aliada para ensinar às crianças a tabuada do 7. Você pode encontrar muitos temas infantis na Internet sobre a tabuada do 7 como este:

Porém, você também pode colocar a sua própria música no quadro, seja com instrumentos musicais ou a música preferida do menor da casa.

A tabuada do 7

  • 7 x 1 = 7
  • 7 x 2 = 14
  • 7 x 3 = 21
  • 7 x 4 = 28
  • 7 x 5 = 35
  • 7 x 6 = 42
  • 7 x 7 = 49
  • 7 x 8 = 56
  • 7 x 9 = 63
  • 7 x 10 = 70

Tabela de multiplicação do 7 para imprimir

Outro recurso muito útil para as crianças exercitarem seus conhecimentos é ter uma tabuada de multiplicação impressa 7. Seja para manipulá-lo, pendurá-lo na sala ou carregá-lo dentro do notebook, é uma excelente ferramenta para os mais pequenos revisarem quando se esquecem de uma operação ou querem revisá-la. Para facilitar o seu trabalho oferecemos uma tabuada de 7 prontos para imprimir, confira: