Tabuada da Multiplicação do 5

Tabuada da Multiplicação do 5 – Ensine a tabuado do 5 para as crianças de forma divertida e educativa.

Se as crianças já dominam a primeira tabuada e conhecem bem a essência da multiplicação, aprenderão a tabuada em um piscar de olhos. Isso se deve ao fato de ser uma das tabelas mais fáceis de aprender e seus resultados aumentam em 5 em 5, o que permite que as crianças a memorizem mais facilmente. Embora se você quiser que as crianças dêem um passo adiante e entendam a natureza da tabela 5, você deve explicar as propriedades da multiplicação por 5.

Como ensinar às crianças a tabuada do 5?

Aprender a tabuada do 5 é bastante simples, pois, basicamente, os resultados são cinco vezes o multiplicando, ou seja, a soma de cinco vezes o multiplicando. Para as crianças entenderem melhor, isso significa que 5 x 2 é o mesmo que 2 + 2 + 2 + 2 + 2, o resultado é 10. A chave na tabela 5 é adicionar 5 ao resultado anterior, o que significa cinco vezes o mesmo número.

Outro detalhe que as crianças vão gostar de saber quando estão memorizando a tabuada do 5 é que seus resultados sempre terminam em 0 ou 5. Também é uma boa oportunidade para elas colocarem em prática a propriedade comutativa, segundo a qual a ordem do fatores em uma multiplicação não afeta o resultado. Desta forma, eles não terão que aprender toda a tabela, pois saberão o resultado com antecedência pelo menos até 4 x 5.

Exercícios para aprender a tabuada do 5

Aprender a tabuada do 5 não precisa ser entediante para as crianças, existem muitas atividades que você pode fazer em casa para os mais pequenos se divertirem enquanto exercitam seus conhecimentos matemáticos. De exercícios com problemas de lógica e jogos com manipuladores a sessões de dramatização ou atividades com música, as opções são quase infinitas se você deixar sua imaginação correr solta. Aqui estão três ideias para inspirar você.

1. Atividades com cartões

Os flashcards são um excelente recurso visual para as crianças exercitarem os seus conhecimentos da tabuada do 5. Quer sejam cartas com problemas matemáticos ou com multiplicação explícita, as crianças serão capazes de resolver as operações testando o seu conhecimento da tabuada do 5. A Para adicionar uma dose de diversão à atividade, você pode organizar uma espécie de competição em que cada participante deve encontrar a solução de um cartão aleatório. Quem acumular mais respostas corretas vencerá.

2. Projeto de estruturas

Durante a primeira infância, as crianças tendem a compreender melhor os conceitos abstratos por meio da manipulação de objetos, uma vez que seu pensamento é eminentemente concreto. Portanto, uma boa estratégia para as crianças dominarem a tabuada do 5 é usar os blocos de construção como ferramentas para encontrar soluções. Por exemplo, você pode pedir aos mais pequenos para criar uma estrutura usando o número de blocos de construção resultantes da multiplicação do 5 x 3.

3. Aprender com músicas

As canções são um recurso educacional perfeito para ensinar as crianças a tabuada do 5, pois não só estimulam a atenção e concentração, mas também as ajudam a fixar o seu conhecimento com mais facilidade. Uma alternativa é criar sua própria música com a tabuada do 5 ou pedir às crianças que cantarolem a tabela no ritmo de sua música favorita. Porém, se você não quiser se complicar muito, na Internet existem muitas canções infantis, veja o exemplo:

A tabuada de multiplicação do 5

  • 5 x 1 = 5
  • 5 x 2 = 10
  • 5 x 3 = 15
  • 5 x 4 = 20
  • 5 x 5 = 25
  • 5 x 6 = 30
  • 5 x 7 = 35
  • 5 x 8 = 40
  • 5 x 9 = 45
  • 5 x 10 = 50

Tabela de multiplicação do 5 para imprimir

Outro recurso muito útil com o qual as crianças podem aprender e exercitar a tabuada do 5 é ter uma tabela impressa. Eles não só serão capazes de manipulá-lo a qualquer momento e levá-lo aonde quer que vá, mas também se tornará uma ótima ferramenta visual que eles podem usar sempre que se esquecerem de uma multiplicação.