Por que os alunos com baixo desempenho costumam ser bem-sucedidos?

Parece contraditório, certo? Bem, não é muito. Na verdade, faz muita lógica e existem pessoas de sucesso em nossa sociedade que eram alunos com notas baixas na escola, mas que tiveram grande sucesso em suas vidas, como Steve Jobs.

Na verdade, devemos estar cientes de que as notas escolares são apenas um número e onde o sucesso realmente reside não está na figura de uma nota após a realização de um exame. Está no esforço do aluno, no seu desejo e na sua motivação para aprender. No que realmente te motiva e te faz investigar para saber mais.

As notas não refletem a realidade

Sendo assim, as notas não refletem a realidade em termos de capacidade intelectual das crianças nem refletem suas habilidades. Por mais que pensemos na importância dos exames ou notas, a verdade é que nem tudo isso é para um bom aprendizado e um bom futuro para quem hoje é criança ou adolescente.

Você não precisa ter notas perfeitas para um menino ou menina ter um futuro promissor. Boas notas não trazem felicidade e notas ruins não precisam estigmatizar os alunos. Além do esforço, outro fator importante para o sucesso futuro é a perseverança.

Vejamos alguns exemplos:

  • Steve Jobs ou Bill Gates nunca se formaram na faculdade
  • Sergei Korolev (lançou o primeiro satélite artificial ao espaço) não era bom na escola e não tirava boas notas
  • Joseph Brodsky, que recebeu o Prêmio Nobel de Literatura, estava entre os piores alunos de sua classe

A abstração da inteligência

Embora seja verdade que nesta sociedade parece que você quer rotular tudo, há coisas que não são possíveis. Inteligência é algo abstrato e ser bom ou mau na escola não o tornará melhor ou pior na sociedade no futuro.

Na verdade, a escola é ótima para aprender o básico da vida, mas não o prepara para o futuro, nem para uma vida independente. O sucesso requer:

  • Emoção
  • Motivação
  • Paixão
  • Perseverança
  • Aprenda com o fracasso
  • Aceite erros como professores

E isso nem sempre é aprendido em uma mesa. Na verdade, quem tem mais dificuldade para tirar as boas notas esperadas tem que lidar com a frustração, com os fracassos, tem que aprender a administrar essas emoções na infância e superar as adversidades.

Aprendem a correr riscos, a buscar soluções, a usar sua criatividade para ter sucesso no curto e no longo prazo. Tudo isso os torna adultos extraordinários com grande potencial. Um potencial que não deve ser prejudicado por notas baixas, nenhum aluno deve ser classificado como melhor ou pior apenas por causa de suas notas.

O líder interno

Um aluno que não tira notas muito boas costuma ser um líder magnífico e sabe orientar os outros, apesar das regras que a escola possa ter. Sua criatividade não tem fim e é isso que realmente precisa ser promovido.

Pensar fora da caixa é onde está o sucesso, porque requer criatividade. Você pode não estar interessado no que tem entre os livros, mas é mais do que provável que você tenha grandes interesses em outras áreas e deveria descobri-los! Resolva problemas de forma criativa, pense que não há nada impossível se você tentar várias vezes … isso é sucesso!

É importante não ficar desmotivado, não pensar que não somos capazes … O que devemos ter em mente é que com entusiasmo e coragem, podemos alcançar tudo o que propomos e que está ao nosso alcance, levando em conta a nossa habilidades e capacidades.