Tabuada da Multiplicação do 4

Tabuada da Multiplicação do 4 – A partir da tabela do 4, a multiplicação começa a se tornar mais complexa, de modo que as crianças terão que prestar mais atenção e dedicar mais esforço para entender esta tabela. Se você domina a essência desta operação matemática, será muito mais fácil para você e poderá realizar os cálculos com muito mais rapidez. Em qualquer caso, é importante explicar como funciona a tabuada do 4, o que pode dar-lhe uma vantagem adicional na sua aprendizagem e ajudá-lo a memorizá-la com mais facilidade.

Veja também: Tabuada da Multiplicação do 3.

Como explicar a tabuada do 4 para crianças?

Como no resto das tabelas de multiplicação , os resultados da tabela 4 são quatro vezes o multiplicando. Isso significa que em cada operação quatro vezes o multiplicando é adicionado. Desse modo, é o mesmo que dizer 4 x 3 do que 3 + 3 + 3 + 3, cujo resultado é 12, ou 4 x 5, que 5 + 5 + 5 + 5, que é 20. Um detalhe que as crianças podem pegar em conta contar com a tabuada do 4 é que seus resultados terminam em 0 ou em múltiplos de 2: 2, 4, 6 e 8.

Com esta tabela, os filhos começarão a tirar mais proveito da propriedade comutativa, segundo a qual a ordem dos fatores em uma multiplicação não afeta o produto. Dessa forma, eles não apenas aprenderão a identificar que 4 x 2 é o mesmo que 2 x 4, mas também aliviarão muito a carga sobre seus ombros, pois não terão que aprender a mesa inteira.

Exercícios para aprender a tabuada do 4

São muitas as atividades que as crianças podem fazer em casa para aprender e exercitar a tabuada do 4 de uma forma mais simples e divertida. Aqui está uma seleção de 3 exercícios que combinam a brincadeira com a matemática para motivar e facilitar o trabalho dos mais pequenos.

1. Atividades com materiais

As crianças aprendem muito melhor quando podem aplicar conceitos abstratos na vida prática. Portanto, uma boa maneira de eles exercitarem seus conhecimentos sobre a tabuada do 4 é fornecer materiais que possam manipular durante a multiplicação. Por exemplo, você pode pedir a ele para formar estruturas com o número de peças de lego ou blocos de construção resultantes da multiplicação do 4 x 9, ou pedir que ele agrupe quantos lápis ou brinquedos somam o resultado da multiplicação do 4 x 3.

2. Dramatizações

Tornar-se professor por um dia é uma estratégia muito eficaz para as crianças entenderem e memorizarem a tabuada do 4. Basicamente, isso ocorre porque, quando tentam explicar algo, descobrem novas relações e detalhes que antes haviam esquecido. Além disso, cada vez que você explica o conteúdo da tabela, essa informação se consolida em sua memória, para que posteriormente você possa relembrá-la com mais facilidade. Você pode brincar em família, mas também pode incentivar o filho a se tornar professor de seus brinquedos.

3. Cante canções

As canções são um excelente recurso lúdico para ensinar aos membros mais novos da casa a tabuada do 4. Isso ocorre porque com a música eles focam melhor sua atenção e corrigem melhor o aprendizado, enquanto se divertem. Na Internet você pode encontrar diversos temas infantis sobre a tabuada do 4, como esta canção:

 Você também pode criar seu próprio tema em casa, adicionando uma das músicas favoritas das crianças ao fundo.

Veja também: Tabuada da Multiplicação do 2.

A tabuada do 4

  • 4 x 1 = 4
  • 4 x 2 = 8
  • 4 x 3 = 12
  • 4 x 4 = 16
  • 4 x 5 = 20
  • 4 x 6 = 24
  • 4 x 7 = 28
  • 4 x 8 = 32
  • 4 x 9 = 36
  • 4 x 10 = 40

Tabela de multiplicação do 4 para imprimir

Ter uma tábua de multiplicação 4 impressa em mãos é outra boa maneira de motivar as crianças a aprender a multiplicar por 4. Não só as ajudará a memorizar a tábua graças ao seu conteúdo visual, mas também podem levá-la para qualquer lugar que forem exercício a qualquer momento.