Dicas para melhorar a memória das crianças

Selecionamos nesta postagem 10 ideias simples, mas eficazes para melhorar a memória das crianças.

Se você percebeu que seu filho está tendo dificuldade para lembrar informações ou se deseja apenas melhorar a memória dele, talvez esteja pensando em maneiras de ele fazer isso. Por exemplo, a memória de trabalho é o que nos ajuda a armazenar informações e é conhecida como “memória de curto prazo” e você tem que trabalhar nisso para poder armazenar informações na memória de longo prazo, mas como melhorar a memória? de seus filhos?

Dicas para melhorar a memória das crianças

As crianças usam a memória de trabalho o tempo todo para aprender. Portanto, é importante saber trabalhar a memória com estratégias simples, mas eficazes, que podem ser utilizadas no dia a dia. Isso vai ajudar muito as crianças em seu dia a dia, em qualquer idade.

1. Incentive as perguntas

Compreender um tópico é o primeiro passo para ser capaz de lembrar o conteúdo. Incentivar seu filho a fazer perguntas ajuda a garantir que eles estejam desenvolvendo uma compreensão mais profunda do tópico. Isso também ajuda os alunos a desenvolver o pensamento crítico e habilidades de resolução de problemas.

2. Trabalhar nas habilidades de visualização

Incentive seu filho para que ele possa colocar em forma de imagens o que acabou de ler ou ouvir em sua mente. Além de trabalhar a imaginação, você também pode visualizar o que não é visto materialmente. Por exemplo, diga a seu filho para visualizar um novo quarto e depois desenhá-lo. Assim, com o tempo você será capaz de descrever as coisas sem ter que desenhá-las, vendo-as apenas em sua mente.

3. Crie rimas e canções

Ajude seu filho a fazer uma rima, um poema ou uma música com as informações que está aprendendo. Nossos cérebros são programados para lembrar música e padrões, portanto , usar música ou rimas pode ajudar seu filho a melhorar a memória e a memorização.

4. Incentive a leitura ativa

Para muitas pessoas, notas adesivas e notas digitais são importantes para lembrar melhor, além de sublinhar a informação ajuda você a ser capaz de verbalizar melhor o que está aprendendo. Falar em voz alta e fazer perguntas sobre o material de leitura ajuda a melhorar a memória. Por isso, a leitura ativa (sublinhado, diagramas, destaque de texto …) ajuda a melhorar a memória do que está sendo aprendido.

5. Incentive a aprendizagem ativa

Torne o aprendizado mais envolvente para seu filho, discutindo sobre diferentes tópicos e perguntando o que ele pensa. Isso incentiva os alunos a manter as informações em suas mentes por tempo suficiente para responder a perguntas sobre um tópico específico, ajudando-os a desenvolver habilidades de pensamento crítico enquanto melhora o poder da memória.

6. Torne o aprendizado emocionante

Aumente o entusiasmo do seu filho pela aprendizagem indo à biblioteca para ler livros ou vídeos sobre diferentes tópicos. Você também pode visitar um museu ou galeria de arte. Se seu filho estiver interessado no conteúdo que está aprendendo, será mais fácil lembrá-lo no futuro.

7. Peça a seus filhos os exemplos deles

Quando seu filho cria seus próprios exemplos, relacionando-os com suas experiências pessoais, o processamento do material é muito mais fácil. Conectar o material de uma forma significativa ajuda seu filho a se lembrar das informações.

8. Ajude seu filho a criar mapas mentais

Crie um mapa mental de várias idéias e como elas se relacionam. Fazer conexões entre palavras e tópicos ajuda as crianças a interagir ativamente com o conteúdo e desenvolver uma compreensão mais profunda, que é uma parte importante da memória para lidar com a vida com sucesso.

9. Ensine seu filho a usar todos os sentidos

Adote uma abordagem multissensorial para aprender usando a visão, o toque e o som – leia em voz alta, converse e use acessórios. Isso ajuda a envolver seu filho com o conteúdo de várias maneiras, tornando mais fácil se conectar com o material.

10. Permita que seu filho lhe explique coisas e ensine-as a você

É importante que seu filho seja capaz de explicar as coisas com suas próprias palavras, isso o ajudará a internalizá-las melhor em sua mente. Ele pode explicar e ensinar coisas que ele está aprendendo na escola ou esportes que ele faz em atividades extracurriculares.

(TEXTO ADAPTADO DO INGLÊS) – Encontrou erro? Nos avise por comentário!