Início Dicas Cinco bons exercícios para estimular a memória das crianças

Cinco bons exercícios para estimular a memória das crianças

16
0
COMPARTILHAR
Cinco bons exercícios para estimular a memória das crianças
Cinco bons exercícios para estimular a memória das crianças
Exercitar a memória pode ser muito divertido, especialmente para crianças entre 3 e 6 anos. Se estiverem num ambiente adequado, que favoreça a concentração, elas são capazes de direcionar todos os sentidos para esse momento de aprendizagem. Em todos os exercícios propostos, é recomendável que aumente a complexidade do desafio conforme a criança demonstrar mais facilidade para resolvê-lo.

Jogo da memória
São os tradicionais cartões de associação que primeiramente são expostos para as crianças e depois virados para baixo de modo que as imagens fiquem ocultas. A primeira tarefa é usar o breve tempo em que os cartões ficam expostos para memorizar a posição das imagens iguais, pois quando eles são virados para baixo o desafio passa a ser lembrar onde estão os pares certos, mesmo sem vê-los.
Por sua simplicidade, esses jogos costumam ser baratos e fáceis de encontrar em lojas de brinquedo ou até papelarias. Há versões em papelão, madeira e plástico. No entanto, para quem não quer gastar dinheiro ou prefere brinquedos mais caseiros, é possível produzir o próprio jogo em casa, usando o tipo de papel que estiver disponível, desenhando as próprias imagens (ou letras, números etc.) ou aproveitando recortes de revistas.
O que tinha aqui?
Coloque em cima de uma mesa vários objetos. Podem ser utensílios de cozinha, material escolar, brinquedos etc. Peça à criança para que observe por um tempo os objetos, com atenção. Em seguida, retire todos os objetos, colocando-os fora do campo de visão da criança. O desafio é fazê-la recordar-se de tudo que estava na mesa, trazendo-os de volta a cada acerto.
Canções infantis
Crianças adoram músicas infantis e elas podem ser usadas em favor da memória dos pequenos. Um exercício possível é o de escolher algumas daquelas músicas que eles ouvem sempre, deixá-las tocar até certo ponto, parar a música e então pedir para que completem a letra cantando o que falta. Por exemplo, quando estiver tocando “alecrim, alecrim dourado que nasceu no campo” a criança completa cantando “sem ser semeado”. É um jogo simples que estimula não só a memória, mas também a atenção e a agilidade de pensamento.
Lembrar o dia
À noite, antes de dormir, convide seu filho a lembrar passo a passo tudo o que ocorreu durante o dia. Além de ser um bom exercício de memória, o momento funciona para viver de novo as boas emoções do dia, como o bom desempenho numa prova, a visita à casa de um amigo querido ou um filme que foi visto no cinema.
O que mudou?
Funciona de modo parecido com “O que tinha aqui”, mas sem que tiremos todos os objetos da mesa. Nesse jogo, depois de dar à criança tempo suficiente para que memorize aquilo foi exposto, pede-se para que ela vire de costas ou que feche os olhos. Enquanto isso, algo tem de ser modificado na disposição dos objetos na mesa. Pode ser uma troca de lugar, a ausência de um deles ou algum acréscimo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here