Frases que confortam e dão apoio emocional às crianças quando choram

Como pai, você sabe que crianças pequenas têm emoções muito intensas. É possível que, durante um período estressante para os pais, você se pegue dizendo frases inadequadas para seus filhos. São frases que não dão suporte emocional e o que é pior, podem magoar emocionalmente seus pequenos por muito tempo, quase sem você perceber.

As crianças estão aprendendo a compreender seu mundo e suas próprias emoções. É normal que fiquem cansados, com raiva e frustrados. Isso quase sempre levará a acessos de raiva e choro. É possível que em algum momento você sinta que é demais para você, mas é essencial que, como pai ou mãe, você saiba como manter a compostura e guiar seus filhos em suas emoções.

Se você disser frases como: “Pare de chorar”, “Pare”, “Não seja um bebê”, “Contanto que você não pare de chorar, farei você chorar, mas por um bom motivo” … Pare de chorar. Essas frases só vão fazer seu filho se sentir pior e também, ele vai se sentir abandonado emocionalmente por você não entendê-las.

Diga frases que forneçam suporte emocional

Talvez você pense que há apenas duas opções nesses casos: ceder ao choro de seu filho e reforçar negativamente esse comportamento ou assustá-lo para que lhe obedeça e pare de chorar. Nenhuma dessas duas opções é válida. Existe uma terceira opção muito melhor!

É tão fácil quanto dar o seu amor e oferecer frases de apoio emocional … É uma opção que traz empatia. O pai se sentirá melhor ajudando seu filho e o pequeno se sentirá compreendido e respeitado.

Chorar

Quando você diz ao seu filho para parar de chorar, na verdade, ele não para de chorar! Precisa de mais apoio de você, não menos. Não ignore os sentimentos de seu filho e diga a ele que não há problema em chorar, pois isso o fará se sentir melhor. Chorar é uma liberação emocional natural e saudável para as crianças. Ao dizer às crianças para pararem, estamos basicamente dizendo que seus sentimentos não são importantes.

A perspectiva de mundo de uma criança é muito diferente da nossa. Algo que não significa nada para você, pois seu filho pode ser um mundo inteiro. Portanto, ele entende suas emoções e permite que se expresse livremente, ensinando-o a fazê-lo de forma positiva.

À medida que as crianças crescem, elas aprenderão a lidar com seus sentimentos de uma maneira mais socialmente aceitável, mas por enquanto chorar é totalmente “apropriado” para seu nível de desenvolvimento. Portanto, se todos concordarmos que dizer constantemente aos nossos filhos para pararem de chorar não vai ajudar, que frases positivas podemos dizer?

Frases que confortam e dão apoio emocional às crianças quando choram

Pode demorar um pouco para se acostumar a usar essas novas frases positivas … mas, como acontece com qualquer estratégia de educação dos pais, a prática leva à perfeição. A seguir, vamos contar algumas frases que você pode dizer ao seu filho quando ele chora ou se sente mal. Desta forma, você está ensinando empatia e ele se sentirá compreendido.

  • “Tudo bem chorar.” Isso lhe dará paz de espírito, porque você não sentirá que está fazendo nada de errado.
  • “Vejo que você está chateado com …”. Você se sentirá compreendido.
  • “Você está com raiva (ou frustrado).” Dessa forma ele vai entender sua emoção e sua atitude positiva o fará se sentir melhor e perceber que você está ao seu lado para lhe dar todo o seu amor sempre que ele precisar.
  • “Eu sei que você está cansado, sinto muito pela minha vida.” Às vezes, as crianças desabam só porque estão cansadas, neste caso, diga a seu filho que logo ele poderá descansar (por exemplo, se você passou o dia fora de casa).
  • “É normal que você tenha medo, mas estou ao seu lado.” Às vezes, as crianças choram de medo e, se sentirem você ao seu lado o tempo todo, superarão isso mais cedo.
  • “Eu vou te ajudar a descobrir.” Às vezes as coisas não saem como planejado, mas quando você é pequeno isso gera muita frustração. Se você achar que seu filho está tendo dificuldade para concluir uma tarefa, ofereça sua ajuda e oriente-o durante o processo.
  • “Eu sei, não parece justo.” As crianças apenas seguem as regras, não as criam. Eles não têm muito controle sobre seu dia a dia, de modo que podem sentir que muitas das coisas que vivem são injustas. Nesse caso, é melhor oferecer toda a sua empatia.
  • “Diga-me o que você quer, eu vou ouvir você.” Isso é essencial para que seu filho se sinta compreendido. Deixe que ele lhe diga tudo o que precisa, isso o ajudará a superar as emoções negativas e saiba que você sempre estará ao seu lado para apoiá-lo.