Ajude a criança com a lição de casa

Ajude a criança com a lição de casa. O que os pais podem fazer para ajudar na lição de casa? Por mais que as escolas estejam bem equipadas, elas não podem e não devem substituir os pais em sua responsabilidade educacional. 

Sabe-se que a ação direta dos pais no processo formativo das crianças é fundamental para o seu desenvolvimento saudável e que a ausência dessa participação não é compensada por custos escolares caros.

Nem tudo é questão de visitas e reuniões. Um dos aspectos em que a preocupação saudável com as crianças é evidente é o dos estudos.

Deveres domésticos da criança

Ao entrar na escola e participar desse sistema, a criança assume sua nova identidade como estudante, que envolve a assunção progressiva de responsabilidades. A rigor, entra em cena a pedagogia escolar, cuja força reguladora transborda na sala de aula e penetra na casa da criança.

A lição de casa mostra claramente que o novo papel do aluno também envolve obrigações. As atividades dessas crianças, não sem controvérsia, devem complementar as realizadas na escola e devem ter como objetivo recuperar, fortalecer ou promover diferentes aspectos da aprendizagem.

O amplo espectro de exercícios possíveis inclui, por exemplo, estudar um tópico, escrever, desenhar, resolver problemas ou realizar trabalhos manuais. O estabelecimento arbitrário ou abusivo de deveres deve ser descartado. A imagem de uma criança privada de recreação e brincadeira , sobrecarregada com atividades não relacionadas e sobrecarregada com a falta de tempo para realizá-las, cria uma imagem tão triste quanto a oferecida pelo retrato infantil generalizado no qual seu protagonista ocioso e solitário não se destaca durante horas de Tela de TV ou videogame.

Veja ainda: O papel da escola na educação das crianças.

Para que o dever de casa seja benéfico, ele deve ser enquadrado em uma estratégia pedagógica que valorize e incentive o esforço pessoal, mas que não impeça a criança de desfrutar da companhia de familiares e amigos, de atividades lúdicas ou de descanso. Da mesma forma, as tarefas atribuídas, resultado da coordenação da equipe de ensino, devem respeitar as diferenças existentes entre os alunos e adaptar-se à idade, ritmo de aprendizado, situação, necessidades, aptidões e interesses.

A lição de casa abre uma rota de treinamento ideal para ganhar autonomia e consolidar o hábito de trabalhar. Por outro lado, na medida em que a lição de casa permite que o conhecimento e as habilidades adquiridas na escola sejam aplicados em casa, eles fortalecem a comunicação exigida entre pais e professores.

INFORMATIVO! (QUER ACELERAR O PROCESSO DA LEITURA E ESCRITA DO SEU FILHO OU ALUNO?) O KIT SÓ ESCOLA contém centenas de atividades que podem ser utilizadas por professores ou pais/responsáveis que desejam reforçar ou acelerar aprendizado do seu filho ou aluno. (Clique Aqui)

Como ajudar as crianças na lição de casa

Não faz sentido que os pais façam a lição de casa de seus filhos. O trabalho escolar responde a um propósito educacional de ser ilusório quando os pais o fizeram, com consequente prejuízo para os filhos. Também não é recomendado que a postura permissiva ou a rigidez punitiva prevaleçam em torno dos deveres, porque elas podem levar, respectivamente, a criança a fazer o que quer ou a realizar as tarefas por medo e não por verdadeiro compromisso.

Por outro lado, é muito saudável, a atitude dos pais presidida pela conversa, o controle equilibrado, o acompanhamento, a orientação e sempre se presta a garantir as condições ambientais adequadas para o trabalho escolar, principalmente em relação ao local, planejamento e recursos utilizados. Essa disponibilidade dos pais, expressão de compreensão e ajuda, é muito estimulante, promovendo a auto-demanda, o hábito de estudo e responsabilidade.

O que os pais podem fazer:

  • Promover o hábito e a responsabilidade do estudo.
  • Atitude comunicativa e colaborativa.

O que os pais não devem fazer:

  • Faça a lição de casa para as crianças.
  • Adote uma postura permissiva ou rigidez sancionatória.

Texto adaptado: “Ajude a criança com a lição de casa” se gostou não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais.