O papel da escola na educação das crianças

O papel da escola na educação das crianças – Veja neste artigo como a escola contribui para o desenvolvimento das crianças.

A educação infantil (0 a 3 anos) é o primeiro nível do sistema educacional. O objetivo desse estágio educacional é o desenvolvimento equilibrado das capacidades físicas, afetivas, intelectuais, sociais e morais da criança. Na escola, o conhecimento intelectual não é adquirido exclusivamente, mas, imersos em um grupo, as crianças deixam o universo familiar e aprendem a viver.

Veja ainda: Leia histórias para crianças.

Os objetivos da escola no desenvolvimento infantil

A figura do professor é muito importante. Ele não é apenas o amigo e companheiro que orienta a criança, mas também o profissional que conhece suas necessidades e as dificuldades que encontra. Por outro lado, o relacionamento e a convivência com os colegas também é muito enriquecedor, pois nessas idades, as crianças aprendem principalmente por imitação, e cada um dos parceiros fornece ao outro numerosas idéias e estímulos diferentes. O menino de 3 anos de idade abandonará gradualmente a dependência absoluta que o vinculava aos pais quando sua vida em comunidade começa.

O menino de 4 anos já mostra sua independência. Seus movimentos são mais coordenados e sua linguagem lhe permite se expressar e dialogar. Seus gráficos são aperfeiçoados e ele é capaz de escrever letras únicas e até palavras, além de representar a figura humana. O garoto de 5 anos já escalou a grande montanha de seu desenvolvimento. A partir de agora, embora suas mudanças não impressionem tanto, ele continua amadurecendo. Torna-se mais autônomo, aprende a se organizar e a cuidar de seus assuntos.

(QUER ACELERAR O PROCESSO DA LEITURA E ESCRITA DO SEU FILHO OU ALUNO?) O KIT SÓ ESCOLA contém centenas de atividades que podem ser utilizadas por professores ou pais/responsáveis que desejam reforçar ou acelerar aprendizado do seu filho ou aluno. (Clique Aqui)

Através da brincadeira, a criança experimenta, assimila informações, encontra soluções para seus problemas … E o mais importante: ele faz isso de uma maneira descontraída e agradável. Nenhuma criança é igual a outra, mas todas elas têm algo em comum: interesse e prazer em brincar. Na escola, são propostas situações e materiais variados o suficiente para que todas as crianças, sem exceção, sejam atraídas.

O agendamento de atividades ao longo do dia é condicionado pelas demandas e interesses das crianças. Sua necessidade de comida, higiene e descanso organiza o dia. Sua curta atenção (não mais que 5 ou 10 minutos) e sua necessidade imperativa de se mover e falar estabelecerão que o descanso acontecerá com a atividade e que as tarefas que requerem maior relaxamento serão seguidas por aquelas que permitem maior relaxamento.

É muito importante que as crianças conheçam e compreendam o cronograma estabelecido para o seu grupo. Isso os ajudará a localizar e orientar-se no tempo e a ter pontos de referência claros. As atividades se seguem sem fim, mas sempre respeitando a regra de ouro que garante a ordem dos hábitos das crianças: toda atividade que começa deve terminar e o material utilizado deve ser recolocado em seu lugar.

  • Texto adaptado do espanhol: Encontrou erro? Deixe um comentário que ficaremos muito felizes em corrigir!

O que achou do artigo “O papel da escola na educação das crianças” ? Se gostou, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais.