Práticas para MELHORAR a atenção das crianças

Práticas para MELHORAR a atenção das crianças. Saiba como ajudar seus filhos a melhorar a atenção e a concentração.

Hoje em dia as crianças estão constantemente distraídas, qualquer coisa geralmente chama sua atenção poderosamente; Essa é realmente a norma, mas devemos tentar ajudá-los a se concentrar na tarefa em questão. Melhorar o cuidado de nossos filhos  é um desafio que muitos pais compartilham.

Dicas para melhorar a atenção e concentração 

O alto número de estímulos e novas informações leva a uma dispersão significativa da atenção e até ao estresse. Portanto, aprender a manter a atenção e selecionar um certo estímulo entre todos os que a cercam torna-se uma tarefa difícil para as famílias e os professores. Uma vez que isso fosse alcançado, a criança poderia aprender a manter sua atenção por um tempo naquele estímulo e depois passar à concentração, uma habilidade indispensável no processo de aprendizagem.

Dicas práticas:

  1. Mantenha a sala de estudo com o mínimo de distrações. Aparelhos eletrônicos, videogames, celulares … estarão fora no horário das tarefas diárias, e o espaço estará limpo e arrumado.
  2. Estabeleça um período de tempo para cada atividade ou tarefa, para que rotinas mentais de atenção e concentração possam ser criadas .
  3. Não use períodos de tempo muito longos para cada atividade e faça um pequeno intervalo entre eles para descansar.
  4. Durma o suficiente de acordo com cada idade, pois o cansaço não é um bom aliado para a atenção plena.
  5. Defina as tarefas e obrigações de nossos filhos periodicamente: o que eles devem fazer, como devem fazê-lo e faça uma lista de tudo isso.
  6. Detecte a hora do dia em que a criança se concentra mais facilmente , para que ela esteja presente quando ele realizar as tarefas que requerem mais atenção.
  7. Dieta equilibrada, uma vez que uma boa dieta é básica para enfrentar o dia, com alimentos ricos é fósforo, ácidos graxos ômega 3 e cálcio.
  8. Motive com pequenos incentivos e com frases de empoderamento: “você consegue”, “Tenho certeza de que consegue”.
  9. Exercícios de atenção plena; Em casa, essa prática diminui os níveis de estresse para toda a família.

Treinar os pequenos em Mindfulness implica uma iniciação no mundo da meditação e atenção focada no momento presente, usando a respiração como um elemento-chave para acalmar a mente e o corpo. Hoje nossa consciência está imersa em ambientes de barulho e pressa, estamos permanentemente preocupados, dispersos e ansiosos com a necessidade de calma emocional desde os primeiros anos, uma conexão com o exterior de um mundo interior mais relaxado.

Exercícios e jogos que podemos fazer em família

  • Jogos de memória e associação visual usando cartões, imagens correspondentes …
  • Labirintos.
  • Procure objetos na casa, anteriormente ocultos.
  • Jogos para encomendar coisas com um determinado critério.
  • Exercícios para completar desenhos seguindo uma série de números .
  • Quebra-cabeça.
  • Jogos para manter o olhar.
  • Jogos usando o cronômetro ou cronômetro. 

KIT SÓ ESCOLA – Atividades Lúdicas

Conheça o KIT SÓ ESCOLA! Com ele você pode acelerar o processo de leitura e escrita do seu filho ou aluno.

KIT SÓ ESCOLA
KIT SÓ ESCOLA

Outras vantagens:

  • AUMENTO DA AUTOESTIMA

Além de estimular a leitura e a escrita, contribui para o aumento da autoestima, melhorando assim o relacionamento da criança na escola.

  • DIFICULDADES ESCOLARES

Com o KIT SÓ ESCOLA a criança aprende de verdade. Você poderá trabalhar os pontos em que seu aluno ou filho tem maior dificuldade.

  • CAPACIDADE COGNITIVA

O KIT SÓ ESCOLA proporciona um aumento de aquisição do conhecimento que se dá através de alguns processos, como a percepção, a atenção, associação, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem.

  • APARELHOS ELETRÔNICOS

Hoje em dia as crianças passam boa parte do dia na internet. Com as atividades do KIT SÓ ESCOLA seu pequeno vai aprender de forma lúdica, deixando um pouco de lado os aparelhos eletrônicos.

  • MAIS TEMPO EM FAMÍLIA

Com nosso material você pode proporcionar para seu filho momentos de aprendizagem divertida em família, e isso ficará guardado em sua memória por toda à vida.

  • REFORÇO ESCOLAR

Nosso kit de atividades é muito completo, atualizado e lúdico. Pode ser usado como um complemento escolar para reforçar a leitura e escrita do seu pequeno.