A importância da música para as crianças

A importância da música para as crianças – A Estimulação musical para crianças.

Nas últimas décadas, a comunidade científica demonstrou grande interesse em investigar os efeitos benéficos da música em bebês e crianças. A iniciação musical pode ser iniciada em casa. As crianças podem aprender sons e ritmos simplesmente ouvindo as músicas das crianças ou os pais batendo palmas enquanto a música está tocando.

Cantar músicas para os bebês e ouvir música com eles, além de produzir mudanças em nível fisiológico, desenvolve um forte vínculo emocional, que estimula sua inteligência emocional. Além disso, em um nível psicológico, desperta, estimula e desenvolve emoções e sentimentos.

Estudos mostram que a música aprimora a capacidade das crianças de se concentrar, melhorando assim seu desempenho na escola. A música estimula a memória, a análise, a síntese e o raciocínio e, portanto, o aprendizado.

Benefícios de aprender música com crianças

Crianças e bebês não devem se limitar a ouvir canções de ninar, porque também têm a capacidade de apreciar e lembrar da música clássica. 

Ouvir diferentes tipos de música os ajudará a aprender, a reconhecer e se divertir.

Em geral, recomenda-se dançar músicas com letras simples e repetitivas que incluem onomatopeias e canções infantis. No entanto, não é conveniente restringir o acesso à música para a criança, está comprovado que bebês e crianças são muito receptivos à música clássica com estrutura fácil e curta duração.

Você pode cantar para o bebê, bater palmas ou ensiná-lo como ele também pode bater palmas. Isso o ajudará a aprender os ritmos e a cadência diferente da música. A criança deve entender que a música é uma fonte de diversão.

A educação musical precoce, que começa em crianças de 2 a 5 anos, visa descobrir e desenvolver as habilidades expressivas, musicais e psicomotoras da criança, que posteriormente permitem a escolha de um instrumento musical, de acordo com suas preferências e aptidões.

Na maioria das escolas de música, as crianças começam desde tenra idade com iniciação musical. Eles aprendem a ritmo com a voz ou partes do corpo, aprendem quando uma nota é alta ou baixa e aprendem a escrever ou reconhecer notas musicais através de jogos.

Em geral, os professores de música infantil trabalham com:

  • O desenvolvimento da voz
  • Contato com fontes sonoras através de vários materiais: objetos e instrumentos.
  • O reconhecimento e representação do som em relação à sua duração, intensidade, altura, timbre, etc.
  • O desenvolvimento da percepção auditiva
  • O uso do movimento como meio de expressão e sensibilização motora, visual e auditiva, para conhecer seu próprio corpo, desenvolver senso rítmico e promover relações sociais.

A partir dos 6 anos de idade, na maioria das escolas de música, eles geralmente vão da iniciação musical ao treinamento musical em que a criança faz contato com o instrumento musical.