Pequenos truques para ajudar as crianças a aprender a ler

Pequenos truques para ajudar as crianças a aprender a ler: Existem lebres e tartarugas

Entre a multidão de crianças que estão começando a ler, fica claro que cada um tem sua velocidade, personalidade, maturidade e circunstâncias. O processo de leitura não é uma corrida em que todos partem do mesmo ponto. É uma carreira muito pessoal: alguns começarão a ler no final do primeiro trimestre; outros, no final do curso … Mas sempre haverá um segundo curso para retomar a leitura mecânica e obter uma boa leitura abrangente. Às vezes, pelo menos, as dificuldades que as crianças encontram são realmente preocupantes: é a oportunidade de a comunicação entre pais e professores começa a agir. Os professores detectam perfeitamente a origem dos obstáculos e são mais adequados para aconselhar os pais.

Pequenos truques para ajudar as crianças a aprender a ler

  1. Ler em casa
    Vale a pena praticar a leitura: o texto de uma embalagem de cereal para o café da manhã, o rótulo da nova camisa, os folhetos de publicidade …
  2. Lendo na rua
    Em outdoors, no ônibus, no supermercado … Ler faz parte da vida.
  3. Brincar lendo
    Em um jornal, há palavras que a criança de 5 ou 6 anos reconhece. Um bom jogo de exercícios pode ser reconhecer palavras em uma página.
    Outro truque: a criança memoriza frases de sua história favorita e depois as repete sobre o texto, como se as estivesse lendo. Para quem gosta de doces, pode começar identificando palavras como “biscoitos”, “chocolate”, “iogurte”, aproveitando uma tarde de compras.
  4. Leitura prática: As crianças adoram colaborar, em casa e na escola. Devemos aproveitar essa inclinação: “Você pode me ler a receita do bolo para ver se esqueci algum ingrediente?” Olhe para esta lista, não sei se escrevi o açúcar. Espere, vamos ler as regras do jogo antes de jogar…
  5. Lendo em duas vozes
    O narrador lê a história, mas, às vezes, fica em silêncio, e o ouvinte deve dizer o que segue, para demonstrar que ele lê em silêncio, ao mesmo tempo que o narrador. Outra ideia: o narrador lê uma página e a criança outra.

Quando aprendem a ler, as crianças se tornam mais autônomas. Pode-se dizer que eles “cresceram”. Eles se sentem mais velhas. E sentir-se mais velho, quando você é pequeno, é muito reconfortante.