Dicas para crianças aprenderem a economizar

Dicas e truques importantes para as crianças aprenderem a economizar: Os pequenos vão aprender a importância de poupar.

Com 5 ou 6 anos as crianças já começam a perceber com mais clareza a importância do dinheiro.

Uma maneira comum de mostrar a eles que, se economizarem, podem obter algo é, ocasionalmente, dar-lhes uma pequena moeda para guardar (troco de compras em lojas ou restaurantes …) para que finalmente vejam isso quando acumulam alguns podem comprar alguma coisa. 

Essas moedas serão contadas lentamente e decidirão o que podem ser usadas por si mesmas … deixando a porta aberta para que, se esperar um pouco mais, se economizar um pouco mais, conseguirá algo melhor.

Como ensinar às crianças o valor do dinheiro
Como ensinar às crianças o valor do dinheiro

O que significa “tornar-se poupadores”?

  • Ser capaz de avaliar o que eles têm e os limites de despesas.
  • Aprenda o significado do dinheiro e a responsabilidade de gerenciá-lo através de atividades diárias
  • Esteja ciente de que o dinheiro está acabando e não é ilimitado
  • Perceba o valor e o preço das coisas
  • Conhecer o valor de cada coisa, não apenas dos brinquedos, mas também das contas do consumo de luz, água, gás, comida …
  • Ensinar a avaliar o dinheiro a longo prazo (mealheiro, pagamento periódico …)
  • Ensine-os a diferenciar um capricho de uma necessidade real

Dicas para aprender a economizar

3 dicas realmente úteis para crianças aprenderem a economizar:

  1. Como economizar não é apenas agrupar moedas, mas também gastar menos, precisamos fechar a torneira quando escovamos os dentes (para economizar água) ou fechar o interruptor de luz quando sairmos da sala (para economizar dinheiro). conta de eletricidade). Pode ser explicado a eles que tanto a água quanto a eletricidade custam dinheiro e que, ao não gastar mais do que o necessário, você economiza para ter dinheiro para outras coisas.
  2. Diga-lhes que eles têm um livro de poupança aberto no qual uma pequena quantia é depositada todos os meses para que, quando forem mais velhos, possam fazer um curso no exterior, por exemplo.
  3. Mostre a eles um extrato bancário mostrando todas as despesas feitas com eles e explique que o que foi pago com o cartão (que parece gratuito) agora aparece no papel do banco e é dinheiro que não está mais lá. Você pode se referir a um pagamento por uma refeição em um restaurante, ou no zoológico ou no parque de diversões … algo que você se lembra facilmente.

Uma ideia para comentar para as famílias

“Quando vamos às compras, as crianças geralmente nos pedem para comprar algo para elas. Antes de sair de casa, você pode decidir se pode comprar algo naquele dia em particular ou apenas olhar. Quando for o dia da compra, levaremos o dinheiro já estipulado para ele decidir o que quer e quando for o dia de procurar ele perceberá que, por mais que peça, não receberá nada “(” Dicas dos pais para os pais ” ) Tom McMahon Ed. Martínez Roca.