O que é Filosofia?

filosofia possui um significado muito especial dentro da sua concepção de conhecimento, a palavra é um substantivo feminino derivada do grego que significa “amor pela sabedoria”. A mesma nasceu com o intuito de provocar os sentidos do ser a fim de proporcionar uma vida mais racional, consciente e livre, além de resplandecer o lado critico de todo o ser humano que a conhece.

Com o decorrer do tempo surgiram diversos pensadores que tentaram definir de fato o conceito “filosofia” visto que existem variadas concepções acerca da mesma, uma vez que não há uma definição concreta para o campo de conhecimento.

Pensadores como Ludwing Wittgenstein (1889-1951) definiu a filosofia como uma batalha entre a inteligência e a linguagem, Já Epicuro (341-270 a.C) teceu a ideia que a filosofia abre portas para a verdadeira liberdade, entretanto, Baruch Spinoza (1632-1677) a conceituou como um caminho difícil de ser percorrido, mas necessário para encontrar a felicidade e consequentemente a liberdade, já Cícero (106-43 a.C) a definiu como o principal guia da vida humana, não se esquecendo de mencionar Maurice de Merleau-Ponty (1908-1961) que a viu como principal fonte de reconhecimento do mundo a nossa volta, dentre outros pensadores que conceberam a concepção de filosofia.

Antes de começar a aprofundar sobre o assunto, deixo aqui uma frase de grande profundidade de Pitágoras sobre a sua concepção de filosofia:

“O filósofo não é dono da verdade, nem detém de todo conhecimento do mundo. Ele é apenas uma pessoa que é amiga do saber.”

Continue lendo: Aqui..