Entenda e eduque seu filho de 2 anos

Pode parecer muito difícil disciplinar seu filho de 2 anos, ele começa a mostrar sua personalidade e o doce bebê, às vezes ele parece um garotinho rebelde. Isso é realmente uma coisa boa, porque mostra seu personagem e molda sua personalidade. Agora, as birras estão na ordem do dia, porque o seu pequenino sabe o que quer, mas não sabe como expressá-lo corretamente.

Imagine esta situação: você está em casa trabalhando e seu filho de 2 anos vem com seu livro favorito para você ler para ele. Você diz a ele que não pode no momento, mas que lerá mais tarde. Ele não quer “não” como resposta e fica com raiva.

Há pais que se sentem sobrecarregados com essas situações e não sabem bem como controlar esses momentos e o que fazer para que seu pequeno tesouro entenda as coisas. Mas quando as crianças tiverem 2 anos, elas não entenderão você … você precisa entendê-las primeiro para educá-las corretamente!

O que tem que fazer?

Birras de temperamento são normais no crescimento das crianças. É assim que seu filho de 2 anos expressa suas frustrações quando ele não tem as palavras ou o idioma certo para lhe dizer o que ele precisa ou o que sente. Dessa maneira, seu filho aprende a enfrentar novos desafios e decepções.

Mas existem maneiras de responder às explosões ou mau comportamento de seu filho sem afetá-lo negativamente e que seu desenvolvimento não seja comprometido. Então, a seguir, forneceremos algumas ferramentas para que você possa educar e disciplinar seu pequeno turbilhão. Você pode trocar um momento de caos por um mais pacífico.

Você não quer usar lógica

O cérebro da criança não se presta à lógica. De fato, a lógica nem começa a se estabelecer até os 6 ou 7 anos de idade. Oferecer infinitas explicações sobre por que uma criança não pode fazer algo apenas drena sua energia e faz você se sentir frustrado. É por isso que dizer a um garoto de 2 anos algo como “o tempo do parque acabou, temos que ir para casa” só o enfurecerá.

Em vez de dar explicações, diga o que vê e descreva o que está acontecendo sem julgamento e com carinho. Isso ajudará o pequeno a saber que você o entende e se sente melhor sem ter que explodir em uma birra. Por exemplo: “Querida, eu vi que você bateu no seu irmão pelo brinquedo, vamos perguntar com boas palavras”.

Isso só acontece uma vez

Você já levou seu filho à loja e comprou um brinquedo ou um presente para ele? Possivelmente, na próxima vez em que você foi à loja, ouviu: “Mas você sempre me compra um brinquedo!” As crianças vivem quase inteiramente no momento, e o  que acontece nesse momento é o mundo inteiro.

O que está acontecendo agora, para o seu filho, é tudo o que existe. Então, quando algo acontece uma vez, a criança espera que aconteça sempre. Quando seu filho ficar acordado até tarde uma noite, ele espera ficar acordado até tarde na noite seguinte. Quando seu filho receber um biscoito antes do jantar uma noite, ele esperará receber um biscoito antes do jantar na noite seguinte.

Ao disciplinar uma criança de 2 anos, você pode manter tudo igual para sempre, mas isso não é realista. Aqui estão algumas coisas que você pode fazer:

  • Oferecer rotinas sempre que possível
  • Informe seu filho que você o entende, ajude-o a expressar suas emoções, colocando palavras
  • Ajude-o a lidar com as mudanças e resolver problemas

Por exemplo, seguindo o exemplo da loja de brinquedos, você pode dizer algo como: “Você achou que eu ia comprar um brinquedo para você hoje? Deve ser difícil para você saber que não será assim. Mas você pode colocá-lo na sua lista de aniversários. Escrevo na sua lista e não a esquecemos, ok?

Educar crianças de 2 anos leva tempo, e você precisará de muita paciência para que tudo corra bem. É muito importante que você reconheça seus pontos fortes, que eles respondam suas perguntas e, acima de tudo, entenda e entenda que suas birras são normais. Tente nunca perder a calma e guiá-lo através de seu processo de crescimento.