Sinais de Alerta no desenvolvimento psicomotor aos 12 meses


Sinais de Alerta no desenvolvimento psicomotor aos 12 meses – Nos primeiros anos de vida, a criança desenvolve suas habilidades psicomotoras para que, entre outras coisas, melhore sua autonomia pessoal e sua capacidade de relacionamento com os outros.

Nesta seção, veremos como essas habilidades evoluem nos três primeiros anos de vida . Dessa forma, será mais fácil determinar se a evolução de uma criança está sendo adequada.

Sinais de Alerta no desenvolvimento psicomotor aos 12 meses

  • Ele ainda não consegue ficar sentado sem apoio.
  • Você não pode segurar objetos com as duas mãos.
  • Não sorria para pessoas familiares.
  • Ele ainda não está interessado nas coisas que o cercam.
  • Não emite nenhum som para chamar atenção.
  • Ele ainda não chora ou protesta com a ausência de pessoas muito próximas.

Como estimular habilidades psicomotoras

Na Educação Infantil, a atividade psicomotora – experiência corporal em relação a adultos e pares, objetos e espaço – é essencial para o desenvolvimento adequado da criança.

As atividades para desenvolver habilidades psicomotoras, portanto, devem ser atraentes, variadas, motivadoras, prazerosas e divertidas . Nesta seção, veremos algumas idéias fundamentais para obter uma boa estimulação psicomotora:

1- Espaço, materiais e papel do adulto

O material deve ser variado e adequado para a idade da criança. Além disso, o educador e o espaço utilizado nas aulas devem acompanhar as crianças em suas brincadeiras e movimentos . As fases mais indicadas para criar um espaço psicomotor são as seguintes:

Kit Só Escola Autismo
  • O espaço : é necessário que seja um ambiente seguro. Ao mesmo tempo, deve ser estimulante o suficiente para as crianças desenvolverem as habilidades que nos interessam.
  • Os materiais : quanto mais variedade de materiais em sala de aula, maior o desenvolvimento psicomotor das crianças.
  • O papel do adulto : o professor deve ter a capacidade de observar e ouvir e comunicação verbal e não verbal. Além disso, a atitude e o envolvimento no jogo são essenciais.

2- Estrutura da sessão

Para que as crianças tirem o máximo proveito das sessões psicomotoras, é muito importante que elas sigam uma estrutura projetada previamente . Portanto, os professores devem planejar exatamente que tipo de atividades eles desejam realizar durante as aulas.

Por outro lado, também é bom permitir que os pequenos improvisem o que querem fazer em algumas ocasiões. Esse espaço de liberdade não deve quebrar a norma básica: o professor deve ser aquele que carrega a voz do canto o tempo todo.

3- Importância do jogo

O jogo, ao contrário do que parece, é uma das atividades mais úteis que as crianças podem realizar . Serve para centenas de coisas: explorar o espaço ao seu redor, aprender normas, criar, experimentar, interagir com outras pessoas de sua idade …

Existem diferentes tipos de jogo. Cada um deles terá um papel diferente nas sessões psicomotoras, mas todos eles podem nos ajudar a alcançar algum objetivo . Portanto, eles devem se tornar uma das principais ferramentas de quem deseja promover essas habilidades nas crianças.



  • Deixe um Comentário