Dicas para contar uma história para seus filhos

Torne-se o contador de histórias perfeito com nossas dicas!

É a vez de todos os pais e mães, ou muitas vezes! Tornar-se contadora de histórias. E o fato de o menino ou a menina já saberem ler não os exonera dessa agradável “obrigação”: o prazer de ouvir uma história é o mesmo aos 4, 5 ou 8 anos de idade. E continua sendo um estímulo ideal para FAZER seu pequeno pegar o hábito pela leitura.

Existe uma fórmula secreta para ser um bom contador de histórias? Há sim:

  1. O ingrediente fundamental é o que você vai ler: o livro, a história da sua revista … Ele deve ser escolhido de acordo com o gosto da criança. A melhor coisa é que ele escolha, mesmo que sempre peça por si mesmo (ele encontra algo nessa história que o conforta, embora ele não possa explicar ou explicar para nós). Se a criança não optar por um ou outro tipo de história, é melhor oferecer-lhe uma boa variedade para que ele possa descrever seus gostos. Nesse caso, a assinatura de uma boa revista infantil pode ser um sucesso: a revista chega em casa todos os meses, em seu nome (o que o deixa muito empolgado) e oferece uma ampla gama de possibilidades na mesma edição. Também é aconselhável que você vá regularmente à biblioteca da escola ou do bairro ou à livraria e navegue como quiser e seja avisado.
  2. O texto, como em qualquer peça, é a base, mas a interpretação pode ser a chave para o sucesso ou fracasso da peça. Quando o pai ou a mãe lê ou conta uma história, ele tem que colocar a voz, as modulações, as mudanças de tom, ele tem que colocar os gestos, as mãos, as pernas, os pés … eles têm que colocar o coração! Antes do filho ou filha, o pai ou a mãe se tornam mágicos capazes de fasciná-los. Já é muito para eles que o pai ou a mãe dedica esse tempo exclusivamente a eles. Além disso, eles adoram que, por alguns minutos, percam o papel de pai e mãe responsável e sensível e se tornem atores cômicos ou dramáticos. Se você faz o seu melhor, o sucesso é garantido.
  3. Você tem que encontrar a hora certa . Nem sempre é o que combina com os pais. Às vezes, a criança está cansada ou nervosa e precisa relaxar de outra maneira, brincando e correndo no parque.

Haverá um momento em que você nos pedirá para contar a mesma velha história novamente! ou um novo. O final do dia, pouco antes de dormir, é um momento mágico: a criança se prepara para adormecer, podemos diminuir um pouco o nível de luz e apreciar nossa interpretação tanto quanto ele.

QUER SABER MAIS SOBRE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS? CLIQUE AQUI!