Como ajudar seus filhos a fazer a lição de casa

Você não sabe como ajudar seus filhos a fazer a lição de casa? Confira nesta postagem 10 truques para as crianças fazerem a lição de casa (sem drama).

Depois de um dia na escola, muitas crianças precisam enfrentar a tarefa de fazer a lição de casa em casa, algo que geralmente não recebem ou esperam. É por isso que muitos pais precisam enfrentar a difícil tarefa de motivar seus filhos e levá-los a fazer os exercícios escolares. Esse é o seu caso? Sugerimos que você pratique esses truques úteis para as crianças fazerem a lição de casa … sem drama!

Dicas para as crianças fazerem a lição de casa

Sejamos francos, quando uma criança sai da escola, o que ele quer é passar algum tempo assistindo televisão, brincar no parque ou passar momentos tranquilos em casa com seus brinquedos. O último de seus desejos, depois de um dia escolar, é sentar à mesa para fazer um pouco mais de linguagem, alguns exercícios de matemática, preparar um exame social ou estudar inglês. No entanto, a maioria das escolas e sistemas educacionais são organizados de tal maneira que algumas tarefas precisam ser concluídas em casa.

Dependendo do professor, do ritmo da turma ou do currículo da escola, essas tarefas podem ser leves ou extensas. É por isso que os pais se defrontam com a tarefa de motivar nossos filhos a fazer a lição de casa e também sem drama. O que fazer para que a tarde não se torne um conflito constante ou um futuro de reclamações por parte das crianças? Vamos tentar redirecionar a situação para tornar esse momento mais fácil, confira:

Como ajudar seus filhos a fazer a lição de casa
O que fazer para despertar o gosto pela leitura das crianças?

1. Deixe-o descansar antes de fazer a lição de casa

Meia hora ou uma hora, dependendo do tempo disponível, é suficiente para a criança correr no parque, fazer um lanche tranquilo em casa ou brincar com seus brinquedos por um tempo.

2. Evite a televisão antes de fazer a lição de casa

Se, assim que você chegar da escola, seu filho se sentar no sofá para assistir à televisão, ele entrará em uma dinâmica da qual será difícil tirá-lo. Portanto, é preferível que, se você tiver que fazer a lição de casa, brincar no parque, praticar algum esporte, brincar em casa por um tempo ou realizar outra tarefa que não envolva o contato com as telas , pois elas são um elemento de distração para a criança. aqueles dos quais será difícil removê-los.

3. Empregue empatia

Antes de você ficar bravo com o seu filho porque ele não quer fazer a lição de casa, coloque-se no lugar dele. Deseja continuar trabalhando após o dia de trabalho? Pense em como isso pode parecer, use paciência e muita pedagogia em vez de gritar e punir.

4. Seja um exemplo para o seu filho

Se, toda vez que ele sai da escola, você pergunta se ele tem dever de casa e você não gosta da resposta e a expressa, será difícil motivá-lo. Evite comentários como “Tantos trabalhos de casa!”, “Por favor, mais uma tarde punida com trabalhos de casa?! Tente fazer comentários positivos e guarde para si o que você realmente pensa sobre trabalhos de casa.

5. Não complique a agenda da criança

As atividades extracurriculares podem ser um grande fardo para as crianças se elas tiverem um grande volume: francês, inglês , tênis, violão, basquete … Encaixar tudo isso na agenda do seu filho pode deixá-lo exausto. Chegar em casa às sete da tarde, depois das atividades extracurriculares para estudar, será difícil. Tente aliviar suas tarefas o máximo possível, para que você tenha uma tarde o mais calma possível, com tempo também para … jogar!

6. Pausas curtas ao fazer lição de casa

Se seu filho tem muito dever de casa, será difícil fazer todos eles do início ao fim sem olhar para cima. Especialistas nos dizem que o ideal é agendar o tempo de estudo para que ele trabalhe em torno de 20 minutos e descanse 5 minutos. E assim por diante até terminar minha lição de casa. Esses cinco minutos não devem ser usados ​​para você usar o tablet ou assistir televisão, pois isso aumentará sua concentração. É uma pequena pausa para comer algo na cozinha, beber água, conversar com ele, etc.

7. Faça sua lição de casa não, uma pequena ajuda sim

A lição de casa é para a criança; você pode ficar tentado a “cantar” as respostas para terminar o mais rápido possível, mas, dessa forma, você não ajuda em nada. Se seu filho acabou de começar a fazer algumas tarefas, sente-se com ele para guiá-lo, para que ele mesmo possa encontrar as respostas. À medida que a criança aprende os hábitos de estudo, você pode sair da sala cada vez mais, até que você possa apenas revisar os exercícios que fez.

8. Reforço positivo

Use uma linguagem positiva ao fazer a lição de casa e evite frases como “você não sabe de nada”. Use a empatia novamente e faça o oposto, reforce o que você faz bem, “é ótimo, bom trabalho”, “você se esforçou muito, muito bem”. E, se os exercícios não estiverem corretos, use novamente uma linguagem positiva “isso pode melhorar”, “o resultado não está correto; se você a revisar, certamente funcionará para você”. Parabenizar seu filho quando ele está indo bem e incentivá-lo quando ele não foi tão bem tem excelentes resultados. Dessa forma, as crianças enfrentarão a tarde da lição de casa com mais motivação; caso contrário, terão medo de que chegue o momento em que pai ou mãe ficarão tão zangados com ele.

9. Um merecido descanso depois da lição de casa

Não se trata de recompensar seu filho toda vez que ele faz o dever de casa, mas você pode reservar atividades divertidas, jogos ou séries de TV que ele gosta quando o dever de casa é feito. “Quando você termina sua lição de casa, tocamos algo”, “Não se preocupe, você vai assistir um pouco de televisão, mas primeiro você precisa terminar sua lição de casa”

10. Não negligencie

Seu filho adquirirá autonomia à medida que crescer, terá menos dúvidas sobre a lição de casa e administrará melhor seu tempo; no entanto, é conveniente que você esteja ciente da agenda escolar dele. Descubra qual é a lição de casa, quando há exames ou se você tem algum trabalho a fazer. Você pode ajudá-lo a gerenciar seu tempo e organizar a lição de casa, da mais difícil (no início da tarde) à mais fácil, até o final.


VOCÊ CONHECE O KIT SÓ ESCOLA? Com o KIT SÓ ESCOLA a criança aprende de verdade! São centenas de Atividades para auxiliar ou reforçar no processo de leitura e escrita.

Eu quero conhecer o KIT SÓ ESCOLA.