O que fazer para despertar o gosto pela leitura das crianças?


O que fazer para despertar o gosto pela leitura das crianças? Para despertar o prazer de ler em crianças, é importante escolher corretamente as leituras que colocaremos em suas mãos. 

Qual leitura escolher?

  1. Uma boa leitura é um texto adequado à idade da criança e, é claro, que se conecta ao seu gosto: um conto de fadas, um mistério, um animal … O resumo que geralmente aparece nas costas de um livro e dá uma olhada por dentro, eles podem dar ao adulto uma ideia do conteúdo. Uma leitura de qualidade também deve manter um nível de linguagem acessível à criança.
  2. As ilustrações não são apenas agradáveis: elas também servem para entender melhor a história e criar um clima envolvente. Eles complementam o texto.
  3. Revistas, quadrinhos, livros, todos os suportes de leitura são atraentes e úteis. A imprensa infantil não é tão difundida quanto seria desejável, mas oferece enormes possibilidades, devido à variedade de assuntos, imagens e registros de leitura. Além disso, os quadrinhos que eles oferecem fornecem um ótimo exercício de leitura de imagem e texto.
  4. Uma boa leitura não precisa ter muitas páginas .
  5. As leituras infantis que os adultos lembram com prazer nem sempre são atraentes para as crianças de hoje.
  6. Às vezes, um bom livro é pesado. É melhor deixá-lo em reserva. Insistir seria contraproducente . Mais tarde, pode se tornar interessante.

Boas idéias

  1. Conte uma história Há muitas ocasiões para dar a eles um pequeno presente, não apenas em datas importantes. E as histórias se encaixam perfeitamente na lista de “caprichos e prêmios”, tanto em casa quanto na escola.
  2. Despertando sua curiosidade Uma olhada nas ilustrações, algumas frases que resumem o assunto, pinceladas como tentação podem despertar no “público” um enorme interesse em saber “o que mais está acontecendo”.
  3. Faça um acordo “Eu li um capítulo para você e você leu o próximo”.
  4. Compartilhar a diversão A boa narrativa de crianças proporciona diversão para crianças e adultos. Uma boa história infantil compartilhada cria uma cumplicidade muito especial. É curioso contrastar opiniões com crianças ou ajudá-las a formar seus critérios. Em qualquer caso, impossível ficar entediado.
  5. Leve um amigo no bolso Um livro, uma revista não são peças de museu trancadas. Eles podem ser emprestados, carregados em uma mochila, usados ​​em casa, na escola, na praia … Eles são apreciados. Não importa que haja areia entre suas páginas ou que haja algum “rastro” no papel … Um livro, uma revista tem vida própria.
  6. Coletando Uma biblioteca é uma soma de histórias e desenhos amados que a criança “classifica” por cor, tamanho … Sua biblioteca também é um reflexo de seu pequeno mundo.
  7. Lendo em casa O lar, a família é essencial para fazer a criança adorar ler, porque dá aos livros conotações de brincadeira, diversão, ilusão, comparadas às de obrigação ou dever, mais típicas do ambiente escolar. Por outro lado, a leitura ouvida dos pais ou irmãos estabelece uma corrente inigualável de afetividade.


  • Deixe um Comentário