Dicas práticas para ajudar as crianças ler


Para acompanhar efetivamente as crianças no caminho da leitura, é preciso ter em mente grandes verdades. Mas pequenos truques podem mudar tudo.

As crianças estão em boas mãos

Seu professor é precisamente um profissional de ensino. Conheça a técnica para as crianças aprenderem a ler . E ele sabe como criar o relacionamento certo entre aluno e professor para atingir esse objetivo. O professor conhece o processo muito bem, portanto deve respeitar e confiar em seu sistema de trabalho. 

Kit Alfabetização Só Escola

O trabalho dos pais é fundamental, mas diferente. É preferível que eles não tentem preparar a seguinte lição com o filho: eles alterariam seu ritmo e criariam uma situação discordante para toda a classe.

É preciso confiar nas crianças
Aprender a ler é importante, e as crianças sabem disso: elas já foram informadas sobre isso na escola e observe que esse evento é aguardado com expectativa em casa. Mas talvez eles estejam tendo dificuldades para começar. Não há motivo para se preocupar. Se os pais incutirem confiança neles, os filhos ganharão segurança.

Existem lebres e tartarugas

Kit Só Escola Autismo

Entre a multidão de crianças que estão começando a ler, fica claro que cada um tem sua velocidade, personalidade, maturidade e circunstâncias. O processo de leitura não é uma corrida em que todos partem do mesmo ponto. É uma carreira muito pessoal: alguns começarão a ler no final do primeiro trimestre; outros, no final do curso … Mas sempre haverá um segundo curso para retomar a leitura mecânica e obter uma boa leitura abrangente. Às vezes, pelo menos, as dificuldades que as crianças encontram são realmente preocupantes: é a oportunidade para a comunicação entre pais e professores agir. Os professores detectam perfeitamente a origem dos obstáculos e são mais adequados para aconselhar os pais.

O que fazer para despertar o gosto pela leitura das crianças?

Dicas práticas para ajudar as crianças ler

Ler aumenta nossa inteligência emocional
  1. Ler em casa
    Tudo vale a pena praticar a leitura: o texto de uma embalagem de cereal para o café da manhã, o rótulo da nova camisa, os folhetos de publicidade …
  2. Lendo na rua
    Em outdoors, no ônibus, no supermercado … Ler faz parte da vida.
  3. Brincar lendo
    Em um jornal, há palavras que a criança de 5 ou 6 anos reconhece. Um bom jogo de exercícios pode ser reconhecer palavras em uma página.
    Outro truque: a criança memoriza frases de sua história favorita e depois as repete sobre o texto, como se as estivesse lendo. Para quem gosta de doces, pode começar identificando palavras como “biscoitos”, “chocolate”, “iogurte”, aproveitando uma tarde de compras.
  4. Leitura prática As
    crianças adoram colaborar, em casa e na escola. Devemos aproveitar essa inclinação: “Você pode me ler a receita do bolo para ver se esqueci algum ingrediente?” Olhe para esta lista, não sei se escrevi o açúcar. Espere, vamos ler as regras do jogo antes de jogar. «Parece-me que, às cinco horas, há desenhos animados na TV. Você quer ver isso no jornal?
  5. Lendo em duas vozes
    O narrador lê a história, mas, às vezes, fica em silêncio, e o ouvinte deve dizer o que segue, para demonstrar que ele lê em silêncio, ao mesmo tempo que o narrador. Outra ideia: o narrador lê uma página e a criança outra.

Quando aprendem a ler , as crianças se tornam mais autônomas. Pode-se dizer que eles “cresceram”. Eles se sentem mais velhos (adultos). E sentir-se mais velho, quando você é pequeno, é muito reconfortante.



  • Deixe um Comentário