Causas da Rebeldia Adolescente

Causas da Rebeldia na Adolescente – Se você é pai ou mãe de um adolescente, é mais do que provável que você já saiba o que é que seu filho se rebela. Alguns adolescentes fazem isso com moderação e outros com mais severidade, mas todos, de uma maneira ou de outra, se rebelam contra os pais. Eles não fazem isso porque querem conflitos ou porque amam menos os pais, fazem isso simplesmente, como uma maneira de se reafirmar e mostrar a identidade que estão formando em sua personalidade.

Quando você era adolescente, era mais do que provável que seus pais também tivessem que lidar com sua rebelião, mas agora que você é pai, as coisas mudaram para você.

Quando os adolescentes se rebelam

É normal que os adolescentes se rebelem, é um ato de afirmação de sua independência. Eles querem mostrar como estão separados dos pais e que têm voz e voto nas decisões de suas próprias vidas. É chamado de “rebelião” porque consiste em um confronto constante e intenso entre o adolescente e seus pais.

Para os pais, esse tipo de rebelião pode ser espontâneo e ilógico, mas, para lidar com esse comportamento, é importante entender por que isso ocorre e quais são as causas desse comportamento.

Causas da Rebeldia na Adolescente

Há muitas razões pelas quais seu filho pode ser rebelde, e é importante que você o entenda. Para fazer isso, discutiremos as causas mais comuns:

  • Independência. Seu adolescente quer ser independente porque está no caminho de ser adulto, deixando sua infância para trás. É uma fase intermediária em que eles tendem a desafiar as regras e a não ouvir o que os pais dizem.
  • Diferenças entre filhos e pais. Os adolescentes questionam as regras e podem começar a diferir com o gosto dos pais. Isso pode criar conflitos.
  • Impulsividade. Os adolescentes são impulsivos e, portanto, suas decisões às vezes não são as melhores. O adolescente pode buscar emoção ou aprovação para não pensar racionalmente.
  • Pressão de grupo. O cérebro do adolescente quer impressionar seus colegas e, assim, ele pode fazer coisas para serem aceitos por eles. Mesmo se os pais não aprovarem esse tipo de atitude ou comportamento.
  • Mudança cerebral. Na adolescência, ocorre uma mudança na estrutura do cérebro, as conexões cerebrais não se desenvolvem completamente até depois de 20 anos. Isso afeta a tomada de decisão, de modo que o comportamento rebelde é comum.
  • Hormônios Sabe-se que os adolescentes têm alterações hormonais e isso pode levar a mudanças drásticas no pensamento. Humor e comportamento podem ser afetados.

Embora a palavra “rebelde” possa parecer negativa para os pais, na realidade, é necessário que o desenvolvimento dos adolescentes e eles se tornem adultos equilibrados. Embora seja um estágio difícil, é absolutamente necessário.

Conheça o KIT SÓ ESCOLA(São mais de 770 ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO) e + bônus exclusivos.

Ser rebelde não é negativo

O fato de os adolescentes serem rebeldes não precisa ser negativo; de fato, tem seu lado bom. Algumas coisas boas são:

  • Os adolescentes podem expressar abertamente sua opinião aos pais. Conversas maduras começam a aparecer quando os adolescentes tentam discutir as regras.
  • Eles são mais independentes. Os adolescentes realmente se tornam mais independentes em diferentes situações. Eles começam a fazer as coisas por si mesmos.
  • Eles se comportam melhor socialmente. Eles começam a entender a importância do comportamento social apropriado. Além disso, eles aprenderão com seus próprios erros.
  • Parece um adulto. O adolescente “ensaia” para ser adulto e isso é bom para ele. Rebelião saudável é importante para você começar a pensar com responsabilidade quando adulto.
  • Aumentar a confiança. Começa a ter mais autoconfiança e um bom autoconceito. Assertividade e autoconfiança aparecem.