Dicas para ler melhor e desenvolver compreensão de leitura

A princípio, as crianças precisam de nós , querem que nos sentemos ao lado delas e lemos juntas. Dessa forma, eles observam os textos escritos, suas ilustrações, viram as páginas …, entram no mundo mágico das letras através de mudanças de voz, de acordo com os personagens da história, e será conveniente que sejam contos curtos e apreciados por todos os membros da família (promovendo assim a ideia de “Todos Juntos”). 

Então, com a prática, os pequenos sentirão o ritmo e os sons das palavras, cantando poemas e até inventando músicas relacionadas a histórias; dessa maneira, a criança começará a ser “um leitor ativo”.

Leitura, uma atividade familiar

Nos primeiros anos, histórias e narrações orais são uma fonte imensa para desfrutar e introduzir as crianças na linguagem escrita. (Uma forma de acelerar o processo da leitura e da escrita da criança) Portanto, é necessário encontrar um tempo e um local confortável para ler todos os dias com os pequenos . Assim, longe da lição de casa, a leitura começará a ser valorizada por si mesma e esse hábito os ajudará a se tornar futuros leitores .

Quando as crianças crescem na adolescência, é bom ler qualquer atividade: cozinhar uma deliciosa sobremesa e ler sua receita, preparar um itinerário para uma excursão com mapas e horários sequenciais, conhecer as notícias no jornal, saber de que moda é aquele que tomará esta estação … As crianças nos imitam, se lidarmos continuamente com livros, jornais ou revistas, nos tornaremos os “mediadores” entre eles e a leitura.

Às vezes, quando pensamos que eles são velhos demais para ouvir nossas histórias e continuar compartilhando a leitura, é muito provável que estejamos errados, considerando que eles precisam da nossa estimulação continuamente; leve-os para a biblioteca em nossa área e incentive-os para ir à escola, será outro dos pilares básicos para saborear um livro apetitoso.

Com o KIT SÓ ESCOLA as crianças aprendem de verdade! São mais de 700 Atividades Lúdicas e Atualizadas para trabalhar com crianças das series iniciais. Uma maravilhosa sugestão para TURBINAR/ACELERAR e ou reforçar o processo de alfabetização do seu filho ou aluno. (SAIBA MAIS).

Dicas para ler melhor e desenvolver compreensão de leitura

Como podemos promover o aprendizado de leitura e escrita?

Recomendações para uma melhor leitura e desenvolvimento da compreensão da leitura

  1. Vou ler devagar se a leitura for difícil .
  2. Vou ler mais rápido se estiver procurando por determinados dados ou detalhes.
  3. Vou parar depois de cada passagem e refletir sobre o que já li.
  4. Vou parar depois de cada trecho e me perguntar sobre o que já li.
  5. Vou ler cada linha duas ou mais vezes, se precisar memorizá-la, então lembrarei melhor.
  6. Vou ler cada parágrafo algumas vezes para entender as palavras mais difíceis .
  7. Se a leitura for nova , primeiro farei uma leitura rápida para descobrir do que se trata, depois uma leitura mais lenta.
  8. Vou parar e me fazer perguntas a cada quatro ou cinco linhas para ver se entendo o texto.
  9. Quando terminar de ler o texto inteiro , farei novamente perguntas para ver se o compreendi completamente.
  10. Vou ler prestando toda a minha atenção , muito concentrado e sem pensar em outras coisas além do que estou fazendo.
  11. Vou ler um pouco, sem me cansar, e retomarei depois, quando descansei.
  12. Se eu encontrar uma palavra complicada que não conheço, eu a soletrarei e a anotarei para procurar no dicionário ou pedir seu significado, assim que assimilado, continuarei minha leitura.
  13. Vou ler o tempo que precisar, se a leitura me custar um pouco mais, ou ainda não adquiri o hábito de ler de forma consistente.
  14. Vou parar e pensar no que vai acontecer no próximo trecho da minha leitura, por isso vou me envolver na trama e será muito mais emocionante para mim.

Anime-se e se você não tiver tempo para ler em família hoje, tentaremos amanhã com mais energia e entusiasmo!

E lembre-se: Uma criança alfabetizada é uma criança feliz!

(Conheça o KIT SÓ ESCOLA e acelere o processo de alfabetização do seu filho ou aluno). Saiba mais Aqui!