Atividades de Português para 1 ano (2020)

Está buscando na internet por Atividades de Português para 1 ano? Nesta postagem vamos compartilhar com vocês uma pequena lista com diversas sugestões prontas para imprimir e/ou baixar em PDF.

Excelentes sugestões para aplicar em sala de aula ou como tarefa para casa:

Atividades de Português para 1 ano (2020)

O 1º ano do Ensino Fundamental I é uma etapa que possibilita a compreensão da cultura escrita e da matemática, fazendo com que o aluno se desenvolva em múltiplas formas de comunicação, facilitando a sua expressão, criação e compreensão do ambiente natural e social, estudando através da formulação de hipóteses e do desenvolvimento das diferentes formas de comunicação, ainda com o auxílio da ludicidade de expressão e criação. Diferente do que algumas pessoas pensam, o atual 1º ano do Fundamental I não é a mesma coisa da antiga primeira série – que tinha como objetivo alfabetizar crianças de sete ou oito anos de idade. Na nova configuração do Ensino Fundamental I, fica obrigatório que crianças de seis anos sejam matriculadas no primeiro ano.

Outras Atividades variadas podem ser vistas aqui – CLIQUE AQUI!

Essa etapa não tem necessariamente o intuito de ensinar os pequenos a ler ou escrever, mas funciona como um introdutório para essa etapa, visto que os alunos acabaram de sair da Educação Infantil e eram ambientados ao aprendizado por meio de brincadeiras e jogos lúdicos.

Nesse sentido, o conteúdo programático do 1º ano do Fundamental objetiva introduzir a criança no universo das letras e números, ainda por meio da ludicidade. Nesta série, o aluno adquire capacidade para distinguir desenho de escrita, elabora possibilidades sobre quantidade e distribuição das letras. Ou seja, prepara a apresenta as bases dos futuros conteúdos que lhe serão ensinado.