Etapas para aprender a escrever

Etapas para aprender a escrever, como e quando ensinar as crianças a ler? Isso e muito mais neste artigo!

Para aprender a ler e escrever, a criança passa por diferentes estágios em que desenvolve habilidades e alcança objetivos por meio de exercícios específicos.

Apesar dos avanços tecnológicos e da escrita atualmente serem amplamente realizados em computadores ou outros dispositivos, a escrita e o aprendizado continuam básicos e essenciais.

Etapas para aprender a escrever

Em um período anterior às próprias etapas de aprendizagem, as crianças não entendiam o simbolismo das letras e, portanto, não diferenciavam as letras dos desenhos. Eles fazem gráficos primitivos, ou primeiras tentativas de escrita, e avançam gradualmente para o próximo nível.

Emilia Ferreiro e Ana Teberosky, especialistas no processo de alfabetização, apontam que a criança tem idéias ou «hipóteses», que continuamente testa a realidade, buscando corroborá-las para alcançar um conhecimento objetivo.

  • Na fase de escrita pré-silábica, a criança é capaz de diferenciar letras e números de outros tipos de desenhos. Você também pode reproduzir recursos imitando traços sem controle de linearidade, orientação ou quantidade, em diferentes níveis.
  • No estágio da escrita silábica, cada letra tem o valor de uma sílaba e a criança usa letras ou pseudo-letras.
  • O estágio da escrita silábico-alfabética é um estágio de transição em que certas letras mantêm o valor do som silábico e outras não.
  • No estágio de escrita alfabética , cada letra corresponde a um valor sonoro.

De qualquer forma, deve-se ter em mente que o processo de escrita abrange um amplo período evolutivo (de 4 a 6 anos) e que cada criança tem seu próprio ritmo. 


Etapas para aprender a escrever

Mas como posso acelerar o processo de leitura e escrita do meu filho ou aluno?

Com o KIT SÓ ESCOLA seu filho ou aluno vai reforçar e/ou acelerar o processo de alfabetização. São centenas de atividades educativas lúdicas e atualizadas.

KIT SÓ ESCOLA foi desenvolvido por especialistas da área. Engloba um material super lúdico e atualizado, promovendo assim um aprendizado divertido para as crianças.

PARA QUEM É O KIT SÓ ESCOLA? Pode ser usado como um complemento escolar para reforçar a leitura e escrita, além de trabalhar com a motricidade fina.

RESULTADO NOS PRIMEIROS DIAS! Pode ser usado como um complemento escolar para reforçar a leitura e escrita, além de trabalhar com a motricidade fina.

Eu quero conhecer o KIT SÓ ESCOLA: