Apostila de Atividades de Artes Educação Infantil

Confira nesta postagem uma Apostila de Atividades de Artes Educação Infantil, com 32 páginas, prontas para download em PDF.

Profª Glauce R. Quilici.

Para o ensino das artes plásticas, inicialmente, deve-se retomar a busca do desenho da criança. Trata-se de valorizar o conhecimento que a criança já trás com ela de casa, do seu dia-a-dia. Estimular o ato de desenhar como algo essencial no processo de desenvolvimento da linguagem. O desenho como linguagem que quer dizer algo, a reflexão sobre esse desenho e sua inserção na produção de arte atual, assim como, sua contextualização como documento-linguagem de sua época.

O universo infantil deve ser estimulado, desafiado, confrontado, para que possa enriquecer-se nas suas próprias experiências. Ao aluno deve-se dar oportunidades na diversificação de materiais, suportes, técnicas e situações-desafio. A busca desse desenho deve envolver situações desafiadoras, principalmente, quanto ao uso de materiais e suportes novos que propiciem não só um maior conhecimento prático, mas que permita a utilização e manipulação de várias linguagens artísticas.

Dentre os objetivos do ensino de ARTE constam: levar o aluno a interessar-se pela sua própria produção, pela de outras crianças e pelas diversas obras artísticas (regionais, nacionais ou internacionais) com as quais entrem em contato, ampliando seu conhecimento de mundo e da cultura; fazer com que a criança produza trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.

Uma ação pedagógica eficiente para o ensino da arte deve constar de um fazer artístico que permita: a criação de desenhos, pinturas, colagens, a partir do próprio repertório da criança e da utilização dos elementos da linguagem das artes visuais: ponto, linha, forma, cor, espaço, texturas etc; exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar etc.; valorização de suas próprias produções, das de outras crianças e da produção de arte em geral. Para tanto, torna-se necessário, oportunizar ao educando a exploração e manipulação de diversos materiais.

Apostila de Atividades de Artes Educação Infantil em PDF

Para ter acesso completo na apostila, confira o link a seguir e baixe: