Lula se reúne com associação de instituições federais do ensino médio

Compromisso renovado com a educação e economia; greve dos docentes eminente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu na quinta-feira (11 de abril de 2024) com a diretoria da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais do Ensino Superior) e reiterou seu compromisso de manter o diálogo entre a área educacional e a economia. Juntamente com ele, estiveram presentes o ministro da Educação, Camilo Santana, e a ministra da Gestão e Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck. Os tópicos discutidos incluíram:

  • Reconhecimento dos técnicos-administrativos em educação e docentes;
  • Apoio estudantil;
  • Transformação do Cefet-RJ (Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro) e do Cefet-MG (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais) em universidades tecnológicas;
  • Revisão do Orçamento de 2024, perspectivas para o Orçamento de 2025 e financiamento contínuo das universidades federais;
  • Autonomia e seleção de reitores;
  • Defesa da democracia; e
  • PAC da Educação.

“Saímos daqui com a garantia do presidente de que sua prioridade continua sendo a educação, e que ele fará o possível para continuar investindo significativamente nas universidades e Cefets”, afirmou Márcia Abrahão Moura, presidente da Andifes e reitora da UnB (Universidade de Brasília).

A reunião com o presidente Lula ocorreu após o anúncio de uma greve nacional dos docentes das universidades federais, programada para começar na próxima segunda-feira (15 de abril).

Na quinta-feira (11 de abril), a ministra da Gestão expressou sua expectativa de apresentar uma contraproposta de aumento salarial para professores e técnicos administrativos das universidades em até duas semanas.

“No caso dos professores, reconheço que estamos defasados devido aos períodos anteriores e à alta taxa de reajuste, mas já temos uma tabela salarial organizada, com poucas pendências estruturais. No entanto, para os técnicos, é necessário uma revisão muito mais profunda da carreira”, afirmou Dweck no programa “Bom dia, ministra”, da EBC (Empresa Brasil de Comunicação).

A seguir, a lista de autoridades presentes na reunião: Márcia Abrahão Moura, presidente da Andifes; José Daniel Diniz, reitor e vice-presidente da Andifes; Lucia Pellanda, reitora e vice-presidente da Andifes; Sylvio Mário Puga, reitor e vice-presidente da Andifes; Valder Steffen, reitor e vice-presidente da Andifes; Izolda Cela, secretária-executiva do Ministério da Educação; Alexandre Brasil, secretário de Educação Superior; Gregório Griza, secretário-executivo adjunto do Ministério da Educação; e Lívia Leite, secretária-executiva da Andifes.